Consultor Jurídico

Notícias

Democracia analisada

Constitucionalista Rodrigo Mudrovitsch lança livro sobre sistemas de governo

Ney Bello, Elival Ramos, Rodrigo Mudrovitsch e Gilmar Mendes

Foi lançado nesta terça-feira (2/4) em São Paulo o livro Democracia e Governo Representativo no Brasil, do constitucionalista Rodrigo Mudrovitsch. O evento ocorreu no auditório do CIEE e teve um debate entre o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, o desembargador federal Ney Bello e o professor do departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP, Elival Ramos.

Na obra, Mudrovitsch parte da necessidade de refinamento do conceito de democracia, observando que ele vem sendo usado indevidamente por adeptos diretos e indiretos do neoconstitucionalismo, assim como pelos principais teóricos críticos da jurisdição constitucional na atualidade.

Em resenha à ConJur, o colunista Lenio Streck definiu a obra como um estudo aprofundado sobre "temática urgente". Para o jurista, a obra contribui para "evitar uma invocação ad hoc dos pressupostos democráticos de análise do Direito, argumentando que o estudo da jurisdição constitucional deve ser atravessado por uma análise aprofundada do que se entende por democracia, representação e contramajoritarismo".

Revista Consultor Jurídico, 2 de abril de 2019, 20h38

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 10/04/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.