Operação "sucumbência"

Receita Federal em Uberlândia intima 40 advogados a retificar imposto de renda

Autor

2 de abril de 2019, 16h37

A delegacia da Receita Federal em Uberlândia, Minas Gerais, enviou um aviso para cerca de 40 advogados da região pela ausência na declaração do Imposto de Renda dos rendimentos recebidos como honorários advocatícios e de sucumbência.

Dollar Photo Club
Delegacia da Receita Federal em Uberlândia (MG) notifica 40 advogados para retificação do imposto de renda.
Dollar Photo Club

A chamada operação sucumbência é resultado de um cruzamento de dados de contribuintes que declaram o gasto com os serviços advocatícios com as informações declaradas no IR pelos advogados. As omissões teriam chegado a R$ 8,8 milhões.

Segundo o delegado da delegacia da Receita em Uberlândia, Valtair Soares Ferreira, como o período de declaração do IR de pessoa física vai até o dia 30 de abril, os contribuintes que receberam o aviso têm até essa mesma data para retificaram eventuais erros em declarações anteriores, no que chamam de ação de conformidade.

"A partir de maio, quando encerra o período de declaração começaríamos os procedimentos de fiscalização e autuação", explica Ferreira. De acordo com o delegado, a ideia é ampliar a operação pelo Estado. "Pelo menos mais 1 mil profissionais estão irregulares", afirma. 

Inteligência para autuar
O ReceitaData, ferramenta de inteligência artificial usada para a fiscalização da Receita Federal já resultou em outras operações na delegacia de Uberlândia. Na chamada "beneficiários omissos" foram cruzados os dados de pacientes que declaram os gastos com profissionais de saúde e os médicos que não colocaram esses recebidos em suas declarações. 

Segundo Ferreira, os advogados foram "selecionados" esse ano por indícios de muitos contribuintes que informaram terem pagado por esse tipo de profissional. Os próximos fiscalizados pela Receita com o uso da ferramenta, conta, deverão ser os titulares de cartórios. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!