Consultor Jurídico

Notícias

Representação Eleitoral

TRE-MG tira tempo de TV de Dilma após propaganda contra Anastasia

O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais decidiu, nesta quinta-feira (27/9), retirar propagandas eleitorais da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), candidata ao Senado pelo estado, que, no entendimento da corte, degradavam o candidato ao governo mineiro Antônio Anastasia (PSDB).

Dilma recebeu punição do TRE de Minas Gerais por propaganda que vinculou Anastasia com o golpe.
Ricardo Stuckert

Na mesma decisão, o colegiado também determinou sanção para a petista perder o tempo de TV equivalente às inserções das peças denunciadas. A relatora do caso, juíza Cláudia Cruz, já havia suspendido a propaganda, e a decisão foi confirmada por 4 votos a 2. Segundo a petição, a campanha de Dilma teria usado imagens violentas que ligavam o golpe ao candidato tucano.

“O discurso do ‘golpe’ contra o ‘direito de se manifestar’, do ‘golpe violento’ do ‘golpe descarado’, do ‘golpe contra a vida’ é sobreposto a todas as imagens, vinculando-as ao texto divulgado. Há, inclusive, dizeres do ‘golpe’ sobrepostos à imagem do representado”, afirmou a relatora ao destacar que “foram divulgadas imagens de violência, de repressão a manifestações populares e de pessoas sendo agredidas ou já feridas, inclusive sangrando, sendo todas associadas à figura do candidato a Governador”.

Na decisão, foram aplicados os artigos 51, IV e 53, parágrafo 2º da Lei das Eleições e 242 do Código Eleitoral para determinar a suspensão da veiculação da propaganda, e o artigo 53, parágrafo 1º da Lei 9.504/97 para punir a ex-presidente com a perda do tempo de TV.

Rp 0602823-96.2018.6.13.0000

Revista Consultor Jurídico, 28 de setembro de 2018, 19h06

Comentários de leitores

1 comentário

Dilma

Gilmar Masini (Médico)

Ela deveria ser impedida de se candidatar quem sofreu impeachment por improbidade administrativa é igual à cassação dos direitos políticos por 8 anos.Isto sim foi um golpe contra o processo democrático impingido pelo STF Petista, que depois que viu que o povo se revoltou totalmente está tentando consertar.
Para essa terrorista tudo é golpe, pois ela sempre foi a favor de dar o golpe no sistema democrático e erguer o sistema comunista.

Comentários encerrados em 06/10/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.