Eleições jurídicas

Conheça os advogados que defendem no TSE os candidatos à Presidência

Autor

10 de setembro de 2018, 17h46

Com as recentes mudanças na legislação e a postura cada vez mais ativa do Judiciário com as eleições, não é exagero apostar que o pleito deste ano será mais judicializado que os passados. Exemplo mais evidente desse quadro é que o candidato que vem mostrando mais intenções de voto, o ex-presidente Lula, está inelegível nos termos da Lei da Ficha Limpa e sua situação foi motivo de longa discussão jurídica no Tribunal Superior Eleitoral.

Por isso, à medida que o Ministério Público e o Judiciário vão ganhando importância, as equipes jurídicas das campanhas também vão se tornando protagonistas da disputa. 

Conheça as equipes que trabalham nas campanhas:

O ex-presidente Lula (PT) é o único que tem a defesa segmentada. Os advogados Luiz Fernando Pereira, Fernando Neisser e Maria Cláudia Bucchianeri cuidam do que estiver relacionado ao registro de candidatura e elegibilidade. O escritório do ex-vice-procurador-geral eleitoral Eugênio Aragão fica com a parte ligada à propaganda eleitoral.

Geraldo Alckmin (PSDB) é representado pelos advogados Eduardo Alckmin e Ricardo Penteado, os mesmos que trabalharam em sua campanha ao governo de São Paulo em 2014.

A campanha de Ciro Gomes (PDT) é defendida pelo ex-ministro do TSE Arnaldo Versiani e pelo advogado André Xerez, sócio do antigo escritório do candidato, que também é bacharel em Direito.

O deputado Jair Bolsonaro (PSL) é representado por dois escritórios: o Kufa Advocacia, da advogada e professora Karina Kufa e do advogado Amilton Kufa, e pela banca do advogado Tiago Ayres.

Marina Silva, do Rede Sustentabilidade, tem a campanha defendida pelos advogados Thiago Bovério e Sidnei Neves.

João Amoêdo, candidato a presidente pelo partido Novo, é defendido pela advogada e professora Marilda de Paula Silveira.

O senador Álvaro Dias, do estreante Podemos, está com o advogado Guilherme Ruiz Neto, que trabalhou com o ex-secretário municipal de Justiça de São Paulo, e hoje é sócio do Nassa, Gonçalves e Ruiz Advogados.

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) é representado pela ex-ministra do TSE Luciana Lóssio e pela advogada Ângela Baeta Neves.

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!