Erro do eleitor

115 mil anularam voto no RS ao votar para presidente no campo de governador

Autor

24 de outubro de 2018, 19h26

No primeiro turno das eleições, 115 mil gaúchos anularam o voto para governador ao apertarem 17, número do presidenciável Jair Bolsonaro, quando o PSL não tinha candidato ao cargo no Rio Grande do Sul. 

O dado confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado complementa a informação de que não houve fraude em nenhuma urna que passou por auditoria, como alegaram alguns eleitores após supostos problemas com as urnas. Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo também passaram por auditorias após denúncias e não constataram irregularidades.

O procurador da República João Paulo Lordelo Guimarães Tavares, membro auxiliar da Procuradoria-Geral Eleitoral, usou sua conta no Twitter para comentar o caso. Ele ressaltou que apesar das pessoas atribuírem o suposto problema a fraudes, o que realmente aconteceu é que as elas não souberam usar a urna na hora de votar, desconhecendo a ordem dos candidatos. 

"Mesmo diante de inúmeras explicações racionais, ainda há uma grande massa de pessoas que insiste em atribuir os problemas a fraudes, de forma absolutamente irracional, fomentando teorias da conspiração e propagando fake news”, escreveu João Paulo Lordelo. 

Em postagens, algumas pessoas comentaram que trabalharam nas eleições e passaram pro problemas parecidos. Há relato de eleitor que ameaçou processar "todo mundo", mas estava tentando votar apertando na tela, como se fosse touch-screen, além de comentários de mesários que constataram sempre o mesmo erro diante das reclamações e insinuações de fraudes porque a foto do candidato não aparecia: erro no número ou na ordem dos cargos. 

"A histeria coletiva do primeiro turno só revela o quanto ainda somos, nós brasileiros, propensos à desinformação. A ausência de pensamento crítico (trocado pela irracionalidade, pelas paixões), é algo absolutamente assustador", comentou o procurador. 

Autores

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!