Consultor Jurídico

Artigos

Opinião

A era da cizânia e a aparente proliferação da burrice

Comentários de leitores

13 comentários

A era da cizânia e a aparente proliferação da burrice

Nhô Danilo Pereira (Advogado Autônomo)

Vamos iniciar o comentário pelo autor do texto, RÔMULO MOREIRA. Vai ser burro assim lá longe. O Fascismo no Brasil se define como anti petismo , ou seja, é fascista quem se opõe ao PT. Isto porque, para o PT não existe oposição ou diferença de idéias e sim fascismo, homofobia, racismo, etc,., de quem dele discorda, só isso. Para o PT, não é burrice achar que um político preso (Lula) é um preso político, não é burrice deixar de perceber que todos os petistas presos foram ignorados para que apenas o chefe seja lembrado pelo que não é: um perseguido político. Não é burrice pensar que existe preso político em regime democrático. Não é burrice a cegueira política do "nós e eles" para quem a Justiça é seletiva, discurso esse que caiu por terra quando políticos de outras agremiações passaram a ser processados e presos. Não é burrice insistir que Aécio Neves não foi preso por ser protegido, sem levar em consideração o fato de que ele possui o execrável foro privilegiado, o qual, aliás, também beneficia petistas como, por exemplo, Gleisi Hoffmann. Burrice é pensar diferente do que pensa o PT, como está implícito no texto do burro Rômulo Moreira.

Texto estupendo

antonio gomes silva (Outro)

Estudo Direito. A tese aqui apontada é facilmente percebida, especialmente entre os jovens universitários, por exemplo. Leituras superficiais, comportamentos incompatíveis com a idade, crença absoluta em fatos notadamente falsos e deturpados, preguiça mental, desprezo à reflexão. Este é o cenário atual: e isso só vai piorar. E o nosso Congresso eleito? Alexandre Frota, Tiririca, Kim Kataguiri, Val Mamãe falei e tantos outros sujeitos de ignorância reconhecida. Vemos tal "burrice" no Judiciário, no Executivo, no Legislativo, nas conversas diárias, nos bares, faculdades, rodinhas de amigos etc. A burrice contaminou o Brasil. Em contrapartida, temos uma elite muito "sabida" que está manipulando os "burros" para que a burriceseja perpetuada e o status quo mantido indefinidamente, dessa vez de maneira ainda mais agressiva e persecutória.

Parei.

Felipe Soares de Campos Lopes (Advogado Assalariado - Criminal)

Parei de ler em "ascensão de um fascista na política brasileira".
Vá vender peixe podre pra outro.

proliferação da burrice

ubira39 (Outros)

Concordo com o texto.
Até uns cincoenta anos atrás, a falta de cultura atingia notadamente as camadas mais pobres (financeiramente) da população. Hoje se proliferou até as classes mais abastadas. Ou seja, não existe mais "o grupo de incidência". Como eu não me locomovo em carro blindado, ando é a pé, nos pontos de ônibus (dentro de ônibus), na calçada, comércios, etc eu vejo e sinto na pele. Enfim, para ver e sentir essa nefasta realidade, basta Soltar se do vencilho e mostrar a cara ao sol.

Facismo x burrice

Mario Mendes (Administrador)

O articulista tem toda razão. A burrice tomou conta do mundo a partir das idéias que povoam a mente dos esquerdistas, que contra todas as razões, insistem em praticar o facismo, xingando de facistas àqueles de quem discordam. Os realmente burros (vítimas do esquerdismo e do patrulhamento de Paulo Freire) aceitam essa agressão gratuita aos eleitores de Bolsonaro como mostra de inteligência.

autogozação

Lucas M. F. (Estudante de Direito)

Nada descreve melhor a burrice nacional do que um procurador de justiça que, compreendendo um termo técnico da Ciência Política como um analfabeto funcional, pretende, numa autogozação sinistra, apontar burrice ou irracionalidade nos outros.

Espelho, espelho meu ....

João B. G. dos Santos (Advogado Autônomo - Criminal)

Mediante a evocação da burrice e do irracionalismo como mote da ascensão do fascismo no Brasil, o texto em comento, ao que parece, alude ao candidato Jair Bolsonaro e seus eleitores. Espero estar errado. Caso não esteja, o que se lê é grosseria com viés pseudocientífico. Para Adenauer, Deus era injusto pois criou sérios limites a inteligência dos homens, mas nenhum a sua burrice. Já que milhões de votos nada significam ao articulista, quem sabe o espelho de Alice lhe conte o que é burrice, irracionalidade e fascismo.

A colaboração

O IDEÓLOGO (Outros)

Muitos eleitores aspiram ao retorno do "Ancien Règime Militaire". Inclusive, muitos advogados.
Os causídicos se esquecem que na vitória "Dele", brevemente, não poderão participar com comentários no Conjur. Tiro no próprio pé.

Resposta

WLStorer (Advogado Autônomo - Previdenciária)

"O que extrair dessa matéria? Ou o que dela concluir?" Que afirmar que há a ascensão fascista no Brasil só pode ser realmente fruto da burrice ou, no mínimo, acreditar que há burros e irracionais como a si próprio.

Bom texto

MarcolinoADV (Advogado Assalariado)

Concordo com o texto, mas acredito que há algum erro aqui: “29% da população adulta ser analfabeta funcional, ou seja, não consegue ler sequer um cartaz ou um bilhete.”

Ao verificar o que está prestes a ocorrer neste pobre país, o percentual deve ser bem mais elevado.

Vou repetir o comentário que fiz em outra coluna

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

"O Nordeste e a cultura brasileira", só para citar alguns nomes, Ruy Barbosa, Orlando Gomes, Castro Alves, Graciliano Ramos, José Lins do Rêgo, , Ariano Suassuna, Manuel Bandeira, José de Alencar,João Cabral de Mello Neto, Raquel de Queiroz, Gonçalves Dias, Aloísio Azevedo, Artur Azevedo, Ferreira Gullar, Jorge Amado, Chico Anysio, José Wilker, Emiliano Queiroz, Marco Nanini, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Lenine, Zé Ramalho, Dorival Caymi, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethania e muitos e muitos outros.
Com tanta gente "porreta", inteligente, talentosa e criativa, a pergunta que não quer calar : por que o Nordeste não é a região mais desenvolvida do Brasil ?

Ês a instrumentalização e alienação, pública

Claudia França (Professor)

Alice nos país das maravilhas é clássico.
Me perguntam a razão de haver tão poucos Ministérios Públicos realizando operações de grande relevância ao País. Afinal, a corrupção é generalizada.

O MP precisa mesmo de gente de culhão roxo, que tenha perfil para investigar empresários e políticos corruptos, ladrões, tanto quanto aos assassinos e denunciá-los com o fito de colocá-los na cadeia.

Infelizmente há gente ruim e despreparada, ou sem perfil, nas instituições. A mariola de servidores públicos que trabalham no MP como "procuradores de justiça" e ficam numa sala de aula fingindo dar aulas para pessoas que fingem aprender, é exatamente um tipo de instrumentalização. E ainda querem chamar os outros de fascistas e burros.
Alguns Procuradores de justiça não sabem o que fazer. Então, vai lavar panela, pois nem para jornalista investigativo parece dar certo.
Conte ao menos uma história real, de investigação e denuncia que você realizou sobre algum político/empresário corrupto. Se existir mesmo aquela inteligência que você se referiu, ficará implícito.

"Não se pode comparar o atual pleito com as conhecidas ideologias comuno-facistas, especialmente uma que elegeu Hitler. Hoje diz-se: "Brasil acima de tudo, DEUS acima de todos". A comparação forçada é tentativa de se criar engodo, distorcendo a realidade brasileira. Senhores, leiam o livro do jornalista Leonardo Coutinho, Vestígio, 2018 e comprovem o perigo que corremos com essa esquerda corrupta e maligna que dominou o país por mais de uma década".

"Maduro deu o golpe final e agora reina soberano na Venezuela, enquanto o povo não tem o que comer. O Brasil seguia no mesmo rumo, mas o povo acordou antes. Vamos eleger Jair Bolsonaro presidente para estancarmos de vez os planos da esquerda".
Bjim.

Excelente texto

O IDEÓLOGO (Outros)

A falta de educação do povo brasileiro, colabora, parcialmente, para que forças do passado, voltem a fustigar a Democracia.
Possui, também, culpa, bastante elevada, o Congresso Nacional, omisso na adoção de políticas públicas destinadas a socorrer os membros mais fracos da sociedade e, ainda, na ausência de uma legislação penal mais agressiva, destinada a reprimir as condutas ilícitas. Optamos, voluntariamente, pela adoção do "bom selvagem", de J. J. Rousseau em contraposição ao "lobo" de Thomas Hobbes, no tratamento social do criminoso, como afirmou o Doutor Ramiro (Advogado Autônomo) em um comentário aqui no CONJUR.
Culpa, também, dos intelectuais que, restritos ao mundo abstrato, desprezaram a realidade dos habitantes das comunidades, acossados, violentamente, pelos rebeldes primitivos, sempre ansiosos na prática de seus inomináveis, pérfidos e censuráveis atos.

Comentar

Comentários encerrados em 21/10/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.