Sistema representativo

Nove partidos elegem deputados, mas não alcançam cláusula de barreira

Autor

10 de outubro de 2018, 18h47

Dos 30 partidos que elegeram parlamentares nas eleições deste ano, nove não atingiram a cláusula de barreira: PCdoB, Rede, Patri, PHS, PRP, PMN, PTC, PPL e DC. Isso significa que eles não terão acesso a dinheiro do Fundo Partidário nas eleições de 2020. Não elegeram parlamentares e também não atingiram a cláusula de barreira: PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO.

Os números foram levantados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A entidade também aponta que a quantidade de partidos com representação no Congresso também aumentou: saiu de 28 em 2014 para 30 este ano. Ao todo, o Brasil tem 35 partidos registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A cláusula de barreira é um critério de desempenho para partidos terem acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV nas eleições. Foi criada com a Emenda Constitucional 97, promulgada em novembro de 2017.

De acordo com a emenda, partidos que não atingissem 1,5% dos votos válidos em nove estados no pleito deste ano, ficam sem acesso ao Fundo e sem o chamado "direito de antena". A emenda também proíbe as coligações partidárias em disputas proporcionais, mas só a partir de 2030.

A quantidade mínima de votos vai aumentando também até 2030. A partir de então, somente os partidos que obtiverem no mínimo 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço dos estados, terão direito aos recursos do Fundo Partidário.

Para ter acesso ao benefício, as siglas também deverão ter elegido pelo menos 15 deputados distribuídos em pelo menos um terço dos estados. O mesmo critério será adotado para definir o acesso dos partidos à propaganda eleitoral gratuita na rádio e na televisão

Partido Alcançou a cláusula?
MDB Sim
PTB Sim
PDT Sim
PT Sim 
DEM Sim
PCdoB Não
PSB Sim
PSDB Sim
PTC Não
PSC Sim
PMN Não
PRP Não
PPS Sim
PV Sim 
Avante Sim
PP Sim
PSTU Não
PCB Não
PRTB Não
PHS Não
DC Não
PCO Não
Pode Sim
PSL Sim
PRB Sim
Psol Sim
PR Sim
PSD Sim
PPL Não
Patri Não
Pros Sim
Solidariedade Sim
Novo Sim
Rede Não
PMB Não

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!