PT com maioria

Renovação na Câmara deve ficar entre 40% e 45%, aponta pequisa do Diap

Autor

4 de outubro de 2018, 15h01

A futura Câmara dos Deputados terá renovação entre 40% e 45%, e reeleição de cerca de 300 deputados. Essa é a previsão feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que faz este tipo de levantamento desde 1990 e alegar ter 90% de acerto. 

Segundo o Diap, a nova Câmara terá pequeno crescimento dos partidos de esquerda e de direita e discreta queda nos partidos de centro, mantendo-se muito próxima da composição atual em termos de distribuição partidária. O levantamento considera o possível desempenho de cada partido em cada uma das 27 unidades da Federação.

Para a entidade, é possível afirmar que o PT terá a maior bancada, seguido do MDB, PSDB, PP e PSD. Cada um dos partidos deve eleger de 40 a 65 deputados.

Em seguida, aparecem, com 20 a 40 deputados cada, PR, DEM, PSB, PDT e PRB. Em um 3º bloco estão: PTB, PSL, Pros, PSC, PPS, PCdoB, Pode, PSol e SDD, com bancadas entre 10 e 20 deputados.

Em um 4º grupo, que deve eleger entre 5 e 10 deputados, estão a Rede, o Novo, o Avante e o PV. E por, último, abaixo de 5, estão: PRP, Patri, PRTB, PTC etc.

Veja abaixo a previsão do Diap para formação da Câmara:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!