Moderador de conflitos

"Judiciário é o grande árbitro da sociedade brasileira", afirma Dias Toffoli

Autor

2 de outubro de 2018, 9h19

Em sua primeira viagem como presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Dias Toffoli saiu em defesa do papel que o Judiciário tem desempenhado no Brasil. Ele participou nesta segunda-feira (1º/10) de seminário organizado pelo Innovare sobre os 15 anos do prêmio e dos 30 anos da Constituição.

Toffoli afirmou que o Judiciário vem sendo o grande árbitro da sociedade brasileira, com o STF assumindo o papel de moderar os conflitos. Ele ressaltou grandes eventos nacionais que geraram turbulência nos últimos anos: em 2013, as manifestações populares; em 2014, as eleições acirradas; em 2015, a operação “lava-jato”; em 2016, o impeachment da presidente e a cassação do presidente da Câmara; e em 2017, denúncias contra o novo presidente.

"Diante de tudo isso, o Judiciário foi o grande árbitro da sociedade brasileira. Temos que entender que, concordando ou não com as decisões que foram tomadas, o fato é que o Judiciário brasileiro, e em especial o STF, teve a sabedoria de cumprir a missão que é de moderar os conflitos sociais, econômicos e culturais da sociedade brasileira", disse.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!