Segurança pública

Toffoli escolhe novo general para assessorá-lo no Supremo

Autor

27 de novembro de 2018, 20h43

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, escolheu um novo militar para compor o gabinete da Presidência. O general da reserva Ajax Porto Pinheiro foi convidado para ser assessor especial de Toffoli. O nome é indicação do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, que já havia indicado o antecessor de Ajax, o general Fernando Azevedo.

Ex-comandante da missão brasileira no Haiti, general Ajax é o novo assessor do ministro Dias Toffoli no Supremo para assuntos de segurança pública
Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Azevedo foi convidado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para ser ministro da Defesa do novo governo. Na Presidência do Supremo, ele, que também é da reserva, tinha a atribuição de auxiliar Toffoli nas questões ligadas à segurança pública. O general Ajax terá a mesma função, assessorando o presidente do STF tanto na corte quanto no Conselho Nacional de Justiça.

Ajax já comandou as tropas internacionais da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (Minustah) — como outros militares escolhidos por Bolsonaro para integrar o governo —, entre 2015 e 2016, comandou também a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 2012 e 2013, as tropas do Brasil na fronteira entre Argentina e Paraguai, na hidrelétrica de Itaipu, na região de Foz do Iguaçu.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!