Opinião

Por que quero ser presidente da OAB do Rio Grande do Sul

Autor

  • Ricardo Breier

    é presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do Conselho Federal da OAB e ex-presidente da OAB do Rio Grande do Sul (2016-2021)

27 de novembro de 2018, 16h39

* Este artigo foi produzido como parte da campanha da eleição da OAB-RS.

Nos últimos três anos não foram poucas vezes que levantei de madrugada para compromissos da nossa OAB do Rio Grande do Sul. A esposa e o filho pequeno ainda dormindo, a casa escura, a cidade em silêncio. Nem sempre foi possível desejar um bom dia, afinal, era hora de pegar a estrada rumo a alguma subseção. Ao longo do dia, muitos encontros e pautas a serem debatidas com colegas.

Foram dezenas de milhares quilômetros percorridos como atual presidente da OAB-RS. Com tantas passagens emblemáticas, cito dois encontros que podem parecer modestos, mas que servem exatamente como inspiração e estímulo diários ao nosso trabalho. Coincidentemente, foram duas visitas realizadas na ação de colega para colega, que integra o Plano de Valorização da Advocacia, instituído em 2017. No total, foram mais de 120 escritórios visitados em todas as regiões do Estado.

Uma dessas visitas ocorreu em Uruguaiana. Encontrei o mais jovem advogado daquela subseção. Estava começando a carreira. Sua sala ficava em cima da oficina mecânica dos pais. Um ambiente ainda caseiro. Conversamos sobre seus sonhos e ambições. Aproximei este jovem colega da nossa OAB. Ele se sentiu acolhido e representado. Acolhi suas sugestões. Foi uma experiência ímpar e valiosa.

Num outro encontro, visitei escritórios na região central de Porto Alegre. Em prédio junto ao Mercado Público, dezenas de colegas trabalhavam em suas salas na defesa dos interesses dos seus clientes. Passei por mais de 15 escritórios, sendo calorosamente recebido, sempre com um cafezinho ou uma taça de chá. Numa das salas, uma colega revelou: “Jamais pensei receber o presidente da OAB-RS no meu local de trabalho. É muito bom saber que o presidente valoriza toda advocacia”, destacou.

O grupo OAB Mais, que vem recuperando a autoestima e a valorização da advocacia desde 2007, tem trabalhado intensamente uma gestão democrática voltada para conquistas da advocacia. Esses episódios são combustível para seguirmos caminhando de braços dados com a advocacia. A nossa dedicação e o nosso esforço, felizmente, resultaram em muitos avanços.

Entre as mais importantes conquistas desses três últimos anos, destaco: implantação gradativa do sistema e-proc na Justiça estadual, substituindo o problemático e-Themis; a implantação do INSS Digital; lei estadual para a advocacia gaúcha com a isenção de custas na execução de honorários; criação na Tabela de Honorários da categoria Advogados Correspondentes; nome dos advogados em todos os alvarás da advocacia trabalhista.

Além disso, houve a inauguração do moderno OAB-RS Cubo, uma incubadora de conhecimento da entidade; celeridade no Tribunal de Ética e Disciplina; aumento na fiscalização de publicidade irregular; inauguração de novas Subseções e de reformas de subseções em todo Estado; ampliação do número de convênios da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-RS); melhorias em mais de 270 salas da OAB por todo estado; entre outros aspectos. E entre tantas bandeiras que lutamos, um destaque especial para a gravação de audiências na Justiça do Trabalho.

Ao longo do tempo, o grupo OAB Mais defende vigorosamente a cidadania e a democracia. Somos intransigentes diante de ameaças de partidarização da entidade. A Ordem é das advogadas e advogados, sob a égide da Constituição Federal.

Se a advocacia gaúcha quer mais conquistas, vote OAB Mais, Chapa 1!

Autores

  • Brave

    é advogado do Ricardo Breier Advogados Associados, doutor em Direito Penal – Universidade de Sevilha – Espanha, membro Fundador do Instituto Compliance Brasil – São Paulo e membro Honoris Causa da Academia Brasileira de Filosofia.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!