Atuação nacional

Moro anuncia secretaria para integrar polícias locais com Polícia Federal

Autor

26 de novembro de 2018, 16h13

O futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, anunciou nesta segunda-feira (26/11) a criação da Secretaria de Operações Policiais Integradas, que deverá ser comandada pelo ex-superintendente da Polícia Federal em Curitiba, Rosalvo Ferreira Franco. O objetivo da secretaria, segundo Moro, é “coordenar operações policiais a nível nacional” junto com as polícias locais.

Rafael Carvalho - Governo de Transição
Rafael Carvalho – Governo de TransiçãoSegundo Moro, o objetivo da nova Secretaria é articular ações policiais entre o governo federal e estados

“Hoje nós temos muitos grupos e atividades criminosas que transcendem as fronteiras estaduais e essa ação precisa, muitas vezes, de uma coordenação a nível nacional. Isso já é feito, de certa maneira, dentro do Ministério da Segurança Pública, mas a criação de uma secretaria específica pra isso é de todo oportuno, na nossa avaliação", disse.

O futuro ministro destacou a atuação de Rosalvo na operação “lava jato” como credenciais para sua indicação como secretário. Segundo ele, Rosalvo "provou seu valor, a sua integridade e sua competência durante esse trabalho. É um grande nome para exercer essa função, considerando toda a sua experiência policial".

Moro também anunciou o novo chefe do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que ficará sob responsabilidade de outro delegado da PF, Fabiano Bordignon. Ele já defendeu a escuta ambiental e a gravação de conversas entre advogados e clientes, conforme mostrou reportagem da ConJur. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!