Anuário da Justiça

Anuário da Justiça Federal 2019 será lançado às 18 horas no STJ

Autor

21 de novembro de 2018, 7h13

A revista Consultor Jurídico lança, nesta quarta-feira (21/11), a edição 2019 do Anuário da Justiça Federal. O evento acontece às 18 horas, no 2º Andar – Mezanino do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, com a presença do presidente da corte, ministro João Otávio de Noronha, advogados e personalidades do mundo jurídico.

Publicado pela editora ConJur, o Anuário da Justiça Federal faz um diagnóstico de cada uma das cinco cortes regionais federais. Em sua sétima edição, traz os perfis de todos os 138 desembargadores federais e das 45 turmas de julgamento em que atuam. Reportagens e dados estatísticos mostram como cada TRF vem trabalhando nesse ramo especializado da Justiça, que movimenta 8,7 milhões de processos no país.

A edição 2019 destaca as dificuldades dos TRFs em um cenário de receitas curtas. Com 500 mil casos, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, tem o maior acervo da Justiça Federal. Para atender a demanda, a nova direção, que assumiu em abril deste ano, defende a necessidade de aumento da equipe do tribunal, tanto de juízes como de servidores. O TRF-2, no Rio de Janeiro, trocou o seu sistema processual, considerado “caro e ultrapassado”, por uma plataforma mais e eficiente e econômica, tornando-se 100% digital.

No TRF-3, a emenda que fixou um teto dos gastos públicos travou investimentos nas varas federais de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, regiões responsáveis pela segunda maior movimentação de processos no país. A consequência direta dessa restrição foi o encolhimento da 3ª Região.

Na 4ª Região, que reúne os estados do sul, o tempo médio do processo aumentou nos últimos anos. Os desembargadores se desdobram para atender às exigências de produtividade do Conselho Nacional de Justiça. Já no nordeste, o TRF-5 reduziu seus gastos em 25% para lidar com cortes orçamentários e se apoia em dois pontos estratégicos: o uso da informática e a criatividade de seus membros.

O Anuário da Justiça Federal 2019 é instrumento indispensável para compreender o funcionamento das cortes de Justiça, sua jurisprudência e o dia a dia de quem toca a vida de milhões de cidadãos e profissionais do Direito.

A publicação já está à venda na Livraria ConJur. A versão on-line está disponível no aplicativo "Anuário da Justiça", que pode ser baixado na App Store e na Play Store.

Lançamento conjunto
O lançamento do Anuário da Justiça Federal 2019 será feito em conjunto com o Brazil Justice Yearbook 2018, a versão em inglês do Anuário da Justiça Brasil 2018, com os perfis de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores.

A produção do Justice Yearbook 2018 foi viabilizada com o apoio do Instituto Germinare, do Grupo J&F, que se dedica à promoção de projetos sociais no campo do Ensino e da Cultura. O grupo será representado no evento pelo diretor de compliance, Emir Calluf.

Serviço
Lançamento do Anuário da Justiça Federal 2019 e do Brazil Justice Yearbook 2018

Quando: 21 de novembro (quarta-feira), às 18h
Onde: Superior Tribunal de Justiça (Mezanino – 2º andar)
Endereço: Setor de Administração Federal Sul Q 6 Lote 1, SCEN Trecho 3 – Asa Sul, Brasília

Patrocinadores do evento
Patrocinador Master

Refit

Patrocínio
Décio Freire Advogados
Warde Advogados
Cesar Asfor Rocha Advogados

Anunciantes desta edição
Advocacia Fernanda Hernandez
Ajufe – Associação dos Juízes Federais do Brasil
Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
Barboza Advogados Associados
Barroso Fontelles, Barcellos Mendonça e Associados
Bottini & Tamasauskas Advogados
Cesar Asfor Rocha Advogados
Chiarottino e Nicoletti Advogados
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Dannemann Siemsen Advogados
Décio Freire & Advogados
Dias de Souza Advogados
Duarte Garcia, Serra Netto e Terra Advogados
D’urso & Borges Advogados Associados
Fidalgo Advogados
Heleno Torres Advogados
HS Law
IAB – Instituto dos Advogados Brasileiros
Leite, Tosto e Barros Advogados
Machado Meyer Advogados
Marcus Vinicius Furtado Coêlho Advocacia
Mattos Filho, Veiga Filho Marrey Jr. E Quiroga Advogados
Milaré Advogados
Moraes Pitombo Advogados
Mudrosvitsch Advogados
Nelio Machado Advogados
OAB-SP
Original 123 Assessoria de Imprensa
Pinheiro Neto Advogados
Refit
Rocha, Marinho e Sales Advogados
Sergio Bermudes Advogados
Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!