Lançamento da candidatura

Sergei Cobra quer fim do ostracismo na OAB-SP; vice fala em auditoria das contas

Autor

13 de novembro de 2018, 13h57

Se eleito presidente da OAB de São Paulo, o advogado Sergei Cobra quer acabar com o que chama de "ostracismo" na seccional. Seu vice, João Biazzo Filho, fala em auditoria das contas. As propostas foram expostas durante o lançamento de sua chapa, no Club Homs, em São Paulo, na segunda-feira (12/11).

Robson Foiadelli Françozo
Lançamento da chapa "OAB pra Você" reuniu cerca de 700 pessoas, segundo organização da festa
Robson Foiadelli Françozo

"Ninguém aqui aguenta mais discurso, vamos para a prática. Eu não vou compactuar com esse ostracismo que a OAB tem hoje", afirmou o candidato ao cargo para o triênio 2019-2021. Esta é a segunda eleição de Sergei para o comando da OAB-SP.

No discurso, ele criticou seu oponente Marcos da Costa, atual presidente da seccional paulista. Na visão do candidato, a OAB não está acostumada a lidar "com os problemas reais da advocacia".

Já o candidato a vice-presidência, João Biazzo Filho, afirmou aos 700 presentes que há necessidade de auditoria das contas e que "a OAB voltará a defender os interesses da classe".

A OAB, segundo Biazzo, é uma "caixa preta". "A Ordem não tem que prestar contas para o governo ou para o Tribunal de Contas, mas sim para a advocacia. A OAB tem que ser livre para defender o Estado Democrático de Direito, os Direitos Humanos e a nossa Constituição", disse o advogado.

Na semana passada, o Tribunal de Contas da União decidiu que o Conselho Federal da OAB deve começar a prestar contas de suas atividades a partir de 2021.

A advogada Zulaiê Cobra Ribeiro, mãe de Sergei Cobra, também criticou a atual gestão. "Se a gente não ganhar essa eleição, eu não volto nunca mais. Eu conheço a OAB desde 1974 e não aguento mais!", declarou. 

Também discursaram rapidamente as candidatas ao Conselho Federal, Rosana Chiavassa, e à presidência e vice a Caasp, Maria Odete Duque Bertasi e Solange de Amorim Coelho, respectivamente.

* Texto alterado às 16h24, do dia 13/11/2018, para correção de informações.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!