Opinião

Por que quero presidir a Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal

Autor

13 de novembro de 2018, 16h21

* Este artigo foi produzido como parte da campanha da eleição da OAB-DF.

No dia 29 de novembro, advogadas e advogados do Distrito Federal irão escolher democraticamente a nova diretoria da OAB-DF para o triênio 2019-2021. Com todo o respeito que a advocacia merece e a humildade de quem vive, enfrenta e, por esta razão, conhece os problemas da profissão, convidamos a todos a participar da construção de um programa que tem um só objetivo: avançar nossas lutas, valorizar o exercício profissional e convidar cada um a participar dos destinos da instituição.

É chegado o momento de uma nova dinâmica em nossa entidade, a partir do conhecimento da realidade de uma advocacia cujo perfil alterou-se radicalmente nos últimos anos. A Ordem precisa trabalhar, mais e mais, no sentido de oferecer caminhos àqueles que, sem condições de se estabelecer, buscam empregos em outros escritórios ou passam a fazer "bicos".

Por aqui se concentra o maior número de advogados per capita do país, numa escala a cada ano maior e complexa. Situação que reflete outro fenômeno nacional: caminhamos a passos largos para a marca de mais de 1,5 milhão de advogados e um número recorde de faculdades de Direito.

Vem daí o enorme desafio para todos nós. Não bastam iniciativas como as que permitiram o acesso dos escritórios de advocacia aos benefícios tributários. O que a Ordem precisa é trabalhar, mais e mais, no sentido de oferecer caminhos àqueles que, sem condições de se estabelecer, buscam empregos em grandes escritórios. Empregos, é bom que se diga, cada vez mais raros, seletivos, e, quando aparecem, muitas vezes funcionam como meras linhas de montagem.

Não é de surpreender a quantidade de colegas vivendo de “bicos”, subempregos, alguns retornando à casa dos pais por absoluta incapacidade de arcar com custos de aluguéis, atrasando prestações e mensalidades das escolas dos filhos, e por aí vai.

Mães advogadas nessa situação quase sempre cumprem tripla e extenuante jornada de trabalho, algumas, inclusive, lactantes e com crianças de colo. Por esta razão, a chapa "Quem Sabe Faz a Ordem", que recebeu o número 10, tem presença majoritária feminina na composição de sua diretoria. Dos cinco cargos, três mulheres em posição de comando, não simples figuração. Fato inédito na administração a da Ordem.

Está longe aquela romântica imagem do advogado como profissional liberal por excelência, dono do seu próprio nariz. O exercício da advocacia está cada vez mais próximo daquela velha máxima de quem “mata um leão por dia” para sobreviver. Quando o leão não o devora.

Não por menos, nossa chapa reuniu, numa só frase, intenção e gesto: quem sabe, ou seja, quem milita e conhece as agruras diárias da advocacia, é quem tem condições objetivas de fazer mudar essa realidade. Por isto, faz a Ordem.   

Não é porque estão impossibilitados de frequentar círculos sociais fechados, de exibir carros de luxo, fumar charutos e posar para os holofotes da mídia que os advogados e advogadas da lide diária, da ralação, devam ser ignorados. Respeito é bom e a advocacia assim o exige – por direito!

A OAB-DF tem o dever de ser inovadora e prestar aos seus associados toda a assistência necessária, auxiliando-os para facilitar o exercício da profissão.  Tudo o que a advogada e o advogado, em especial em início de carreira, precisam é de oportunidade para mostrar o seu talento e capacidade empreendedora. E isto não representa favor algum.

Ao lado disso, sempre é importante lembrar da importância de nossa seccional manter-se perante toda a sociedade como uma entidade democrática, independente, sem cores partidárias, em sintonia com a população, sem vinculação ideológica que não seja o comprometimento com a Constituição e as leis. É dever da OAB-DF agir como consciência crítica para atuar com coragem em defesa da cidadania e das liberdades individuais.

Acreditamos que o trabalho realizado pela atual gestão precisa avançar, pois além de mostrar-se eficaz, correspondeu às expectativas da classe, promovendo a participação de todos nos diversos campos de atuação da entidade. Nunca, em toda a sua história, a Ordem foi tão presente na vida do advogado. E nunca suas portas tão abertas como agora. Vamos escancará-las ainda mais.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!