Judiciário em transição

ConJur lança Anuário da Justiça Federal 2019 no próximo dia 21

Autor

12 de novembro de 2018, 13h07

O Anuário da Justiça Federal 2019 será lançado na sede do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, no próximo dia 21, às 18h. O evento contará com a presença do presidente da corte, ministro João Otávio de Noronha.

Publicado pela editora ConJur, o Anuário da Justiça Federal faz um diagnóstico de cada uma das cinco cortes regionais federais. Em sua sétima edição, traz os perfis de todos os 138 desembargadores federais e das 45 turmas de julgamento em que atuam. Reportagens e dados estatísticos mostram como cada TRF vem trabalhando nesse importante ramo da Justiça, que movimenta 8,7 milhões de processos no país.

Com o Anuário, o leitor vai conhecer quem julga os seus processos e saber quais são as tendências nas decisões de cada TRF. Pela primeira vez, a publicação apresenta o Placar de Votação, uma visão de como votam os desembargadores e de como decidem as turmas em temas controversos e de grande repercussão.

A edição 2019 destacou as dificuldades dos TRFs em um cenário de receitas curtas: investe o que pode no processo eletrônico para compensar a perda de servidores e conseguir lidar com a demanda que, apesar de ter diminuído em 2017, chegou a quase 3,5 milhões de casos novos.

Levantamento feito pelo Anuário mostra também que, dois anos depois da entrada em vigor do Código de Processo Civil, a Justiça Federal é o braço do Judiciário que menos se utilizou do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), novidade incorporada para uniformizar a jurisprudência e acelerar a prestação jurisdicional.

Lançamento conjunto
O lançamento do Anuário da Justiça Federal 2019 será feito em conjunto com o Brazil Justice Yearbook 2018, a versão em inglês do Anuário da Justiça Brasil 2018, com os perfis de todos os ministros do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores.


Serviço
Lançamento do Anuário da Justiça Federal 2019 e do Brazil Justice Yearbook 2018
Quando:
 21 de novembro (quarta-feira), às 18h
Onde: Superior Tribunal de Justiça (Mezanino)
Endereço: Setor de Administração Federal Sul Q 6 Lote 1, SCEN Trecho 3 – Asa Sul, Brasília

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!