Liberdade Fundamental

Gilmar Mendes lança documentário sobre a Constituinte de 88

Autor

8 de novembro de 2018, 18h19

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, lançou nesta quinta-feira (8/11) um documentário produzido por ele, em parceria com a FGV Projetos, sobre a Constituinte de 88, momento em que a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento e mecanismos para evitar abusos de poder do Estado.

Em Estado de Direito: 30 anos, com direção de Kiko Scartezini, Gilmar conversa com diversas personalidades que ajudaram a montar a Constituição, como Delfim Neto, Fernando Henrique Cardoso, o relator da Constituinte, Bernardo Cabral, Ives Gandra e Mozart Viana, além de renomados acadêmicos internacionais como J.J. Canotilho, Francisco Balaguer Callejón e Blanco de Morais.

“É o conjunto de entrevistas de pessoas que fizeram parte e fazem parte ainda de um desenvolvimento do país. É um material rico que podemos ter mais conhecimento de pessoas que estudam a Constituição e o país”, disse o ministro.

30 anos
O debate formal sobre a nova Constituição começou em julho de 1985, com a Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, também conhecida como Comissão Afonso Arinos. Composta de 50 membros, foi presidida pelo senador Afonso Arinos de Melo Franco.

O anteprojeto constitucional foi entregue em setembro do ano seguinte e, embora não tenha sido encaminhado oficialmente ao Congresso, foi publicado e serviu de base para muitos dos constituintes que, em fevereiro de 1987, passaram a debater oficialmente a construção da nova Constituição, num trabalho que se desenvolveu em sete etapas, desdobradas em 25 fases distintas.

Clique aqui para assistir às entrevistas. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!