Consultor Jurídico

Comentários de leitores

17 comentários

Excelente texto

Lino Cunha (Estudante de Direito)

Muitos bons colunistas, mas essa, sem dúvidas, é a melhor coluna desse site. Simplesmente: genial!

Kai Ambos

Ana Karenina (Outros)

"Wer blind wählet, dem schlägt Opferdampfl in die Augen"

Claro que era mentira, Sr. Observador

SMJ (Procurador Federal)

Com a devida vênia, é muito básico saber que o fascismo tinha como arquiinimigo o movimento socialista. Na variante alemã, o fascismo tinha mais um arquiinimigo, o bode expiatório judeu (tal como os servidores públicos no Brasil nas últimas décadas). O problema é que os fascistas de hoje não querem vestir a carapuça fascista (devido à derrota retumbante na 2a Guerra Mundial) e procuram deturpar a História a ponto de atribuir ao Nazismo a qualidade de socialista, que o Partido Nazista tinha no nome apenas por demagogia significando que não era a favor dos patrões ou empregados e que não havia classes sociais sobre o nazismo e que todos seriam iguais membros da superior pura raça ariana alemã. Esse o sentido de "socialismo" do nazismo: uma mera ideia demagógica para deturpar a realidade, vez que as classes sociais não se acabam por decreto ou por ideias, e sim por sua supressão na esfera das relações econômico-sociais. Aliás, assistamos a O Grande Ditador e vejamos a resposta de Hynkel a Garbisch sobre o problema da inquietação operária: "Mate todos, pois não queremos os operários insatisfeitos". Era bem essa a verdadeira proposta "trabalhista-socialista" dos nazistas, que Chaplin descreveu com sua maestria de sempre. P.S.: quem não quer ser chamado de fascista hoje, não precisa deturpar a História... basta não se comportar como os fascistas de ontem (por exemplo, abstendo-se de impedir pessoas de se manifestarem politicamente, como se fez violentamente na última semana aqui no Sul).

Poder

O IDEÓLOGO (Cartorário)

Poder a possibilidade de interferência dentro de uma relação coletiva ou individual de fazer prevalecer determinada vontade.
Aos hermeneutas...tudo. À Lei..nada.

Eita que texto ... brilhante!

Fernando Sertão (Advogado Assalariado - Administrativa)

Limito-me a brindar a inteligência do texto.
Os fatos estão aí, mas estamos todos tão cheios de medo (e de seus subprodutos, o ódio, a intolerância, a violência) que não conseguimos ver que o óbvio ululante.
Me encanta, também, no Direito, essa beleza intrínseca que é o espelhar o caráter do Deus Criador.
Mas quem ainda tem qualquer desejo pela estética, ou pelo Direito?

Não era mentira, Sr SMJ

Observador.. (Economista)

Se aprofunde em história da WWII e verá que o nazismo era um sistema socialista sim.
A diferença com os comunistas era que uns deificavam o Estado, e os outros fundamentaram sua teoria em cima da pureza de uma raça dominante do mundo.
Os nazistas tinham em seus quadros superiores um ex-cabo(Hitler), um ex-oficial subalterno da Luftwaffe (Goering), um ex-criador de galinhas(Himmler), um ex-oficial intermediario do Exército (Rohm) , um ex - farmacêutico (Gregor Strasser) etc.

Um movimento das classes baixas, anti-capitalista(procure discurso de Hitler em Munique no dia do Trsbalho em 1936 no YOUTUBE e ouça seus pensamentos por ele mesmo).
O resto é história.

Quanto ao Professor...
Excelente história !!
Divertida e que me lembra certo país.

Parabéns pela fábula !
Feliz Páscoa!

No zero

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Quando o Brasil começou, em 1.500, tínhamos uma situação de poder exatamente como na fábula do prof. Lenio. 500 anos depois, vê-se que estamos na estaca zero, apesar dos 1 milhão de advogados e dos 85 bilhões de reais consumidos todos os anos com o sistema de Justiça.

"de quem a mídia e a política estarão amanhã"...

afixa (Administrador)

isso aí, a culpa é da mídia e da política... comédia!
vi as duas atravessando a rua hoje.
o sujeito pode roubar, confessar, devolver "zilhões" aos cofres publicos...
que
a culpa é da midia e da politica
não é o politico que é grande, o povo que é pequeno
Feliz Pascoa! Muitos aqui devem acreditar no coelhinho também!

Toda autoridade vem de Deus

Holonomia (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Se a coluna é sobre a páscoa, Jesus Cristo foi crucificado e morto injustamente, mas ressuscitou, mostrando que a Verdadeira Autoridade é Aquela à qual ele foi submisso, ou islâmico.
Estamos no ano de 2018 (ainda que haja erro na contagem) por causa dele.
Por isso, o artigo é um tanto autobiográfico.
Assim, minha tese parece absurda, mas confio no Poder que a sustenta, ao qual me submeto, e que esse mesmo Poder irá se manifestar em breve, juntando os corpos do rei, porque toda autoridade vem de Deus, inclusive nossas autoridades constitucionais; e aqueles que contrariam Seu Espírito, achando que lidam com um coelho, serão devorados pelo Leão.
Boa Páscoa a Todos! Maranata!
www.holonomia.com

Palitando os dentes em 04/04?

Eduardo. Adv. (Advogado Autônomo)

Migalhas 4.326:
"O ministro Toffoli, do STF, concedeu nesta quarta-feira, 28, prisão domiciliar ao deputado afastado Paulo Maluf, preso desde dezembro na Papuda. Hoje o político foi internado em um hospital em Brasília. (...)
A decisão de Toffoli foi dada em HC da defesa impetrado contra decisão do ministro Fachin, relator na ação penal que condenou Maluf. Apesar do plenário do STF ter fixado que é incabível habeas corpus contra decisão de ministro do Supremo, ministro Toffoli afirmou: 'Não obstante a divergência de opiniões na Corte sobre o cabimento de habeas corpus nessa hipótese, penso - neste juízo preliminar -, a partir dos documentos que instruem esta impetração e de informações públicas e notórias, que o caso é de implementação da liminar, em face do periculum in mora demonstrado e do fumus boni juris evidenciado na espécie.'.".

Ensino jurídio no brasil

Adilson G. Mocinho (Advogado Autônomo)

É fundamental unificar o Ensino do Direito no Brasil. Não se pode permitir que Universidades continuem a ensinar a Ciência do Direito com conteúdo e forma superados por novos modelos. Da mesma forma, é preciso queimar os livros da Ciência do Direito, as Editoras precisam atualizar suas bibliotecas e Autores. A Ciência do Direito e seu conteúdo deverá ser ministrada, exclusivamente, segundo o entendimento dos Magistrados e membros do Ministério Público, os quais são formados nas Escolas de Formação de Magistrados e do Ministério Público. As Faculdades do Ensino Jurídico deverão se adequar ao conteúdo cientifico produzidos no dia-a-dia dos Magistrados e Membros do MP, segundo seus "sentir e livre convencimento". Por fim, o juramento de respeito à Constituição deixa de existir, pois deixa de ser norma, apenas uma carta dos políticos. Cláusula pétrea é apenas um juridiques. Epistemologia, paradigma, axiologia..., são palavras inúteis. Kelsen, Bobbio, Montesquieu, Kant, Hobbes, Rousseau... são comunistas. “[...] o juízo de ‘bom’ não provém daqueles aos quais se fez o ‘bem’! Foram os ‘bons’ mesmo, isto é, os nobres, poderosos, superiores em posição e pensamento, que sentiram e estabeleceram a si e a seus atos como bons, ou seja, de primeira ordem, em oposição a tudo o que era baixo, e vulgar e plebeu. Desse pathos da distância é que eles tomaram para si o direito de criar valores, cunhar nomes para os valores: que lhes importava a utilidade! ” (NIETZSCHE – 1999.)

A cobra está fumando

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

É isso aí, Doutor Lenio. O PT, o PSDB e o PMDB fraudaram a democracia e subestimaram o povo. O povo brasileiro não é indefeso. Pelo contrário, esses "políticos" muito bem conhecidos é que são "fregueses de caderneta". O desespero do Toffoli chega a ser cômico.
VENHO DO VERDE MAIS BELO
DO MAIS DOURADO AMARELO
DO AZUL MAIS CHEIO DE LUZ
CHEIO DE ESTRELAS PRATEADAS
QUE SE AJOELHAM DESLUMBRADAS
FAZENDO O SINAL DA CRUZ

F-E-L-I-Z P-Á-S-C-O-A !!!!!

Um dia o feitiço vira contra o feiticeiro...

Paulo Moreira (Advogado Autônomo - Civil)

Há alguns anos um certo político era um verdadeiro herói nacional. Hoje, porém, está condenado. Há alguns anos um secretário de saúde era considerado um exemplo de probidade porque lutava ferrenhamente em face das mazelas na saúde de determinado Estado Federado. Hoje o sujeito está preso. Há alguns anos um empresário era símbolo de prosperidade nos negócios. Hoje o "businessman" está preso.

Então, que os paladinos de hoje tomem muito cuidado porque ninguém sabe do lado de quem a mídia e a política estarão amanhã.

Verdade! Estão sendo devorados...

Eduardo. Adv. (Advogado Autônomo)

Lembro-me das invasões a escritórios, ainda na primeira década do Sec. XXI, e a atuação do, antes, grande advogado Marcio Thomaz Bastos. Fizeram, fizeram, abusaram...
Hoje, PF sai em grupo, com servidores vestidos de preto, bonés, óculos escuros. Sem identidade, de fato. Em grupo, "tocam o terror".
O problema é que antes tudo acontecia com os opositores a "eles". Agora, a PF está com fome "deles".
E o problema antes era a Globo. Agora é a GloboNews.

Nacional-"Socialismo" e outras mentiras

SMJ (Procurador Federal)

Sobre o interessante comentário "Genealogia", destaco: "Nazismo, note bem, ‘nacional-socialismo’." O nome socialismo, aqui, foi apenas mais uma das mentiras do nazismo. Até no nome o movimento era mentiroso, pois tinha de tudo, menos socialismo. Lembra os nomes dos ministérios da Oceania de 1984: Ministério do Amor (encarregado da tortura), Ministério da Verdade (encarregado da mentira), Ministério da Paz... Ou de certos partidos de hoje, como o Democratas e o Movimento Brasil Livre (que quer acabar com a garantia liberal da prisão após o trânsito em julgado).
Agora, aquela frase sobre tragédia e comédia é de Aristóteles mesmo?

Genealogia

Rivadávia Rosa (Advogado Autônomo)

A manipulação totalitária da linguagem é típica dos ditadores - Adolf Hitler e de Joseph Stalin

Assim, já em nosso ‘admirável mundo novilinguístico’, o recurso à falácia discursiva para manipulação midiática de sucesso imediato, com a instantaneidade das comunicações, mesmo com a [im] possibilidade de aferir a verdade em tempo real – é de um cinismo e hipocrisia ‘nunca visto antes’ no mundo civilizado.

Aí entra com toda força da manipulação das ideias e dos fatos – a intensa propaganda midiática, a mentira na política – mentira repetida – a falsidade múltipla – numa reconfiguração goebelliana sem precedentes na história da manipulação da verdade [“Quando se repete uma mentira muitas vezes, ela se torna verdade" - “wenn man eine Lüge oft genug wiederholt, wird eine Wahrheit daraus.” Paul JOSEPH GOEBBELS - ministro da Propaganda e Informação Pública - do Nacional-Socialismo Alemão – Nazismo, note bem, ‘nacional-socialismo’.
Pero, nada de novo:
ARISTÓTELES, filósofo grego proclamou há séculos: com as mesmas letras se escreve uma tragédia ou uma comédia. Ou uma farsa [con las mismas letras se escribe una tragedia o una comedia. O una farsa.]

Um pedido aos juristas

John Paul Stevens (Advogado Autônomo)

O Prof. Streck já sugeriu, ao lembrar os generais romanos cujos escravos lembravam-nos de que eram mortais, que a Dra. Raquel Dodge contratasse um estagiário, que dissesse "lembra-te da Constituição".

Sugiro, peço que os juristas Brasil afora contratem um estagiário que lhes diga a todo tempo "lembra-te de que temos de controlar o poder. Ou seremos devorados."

Bingo, Prof. Streck.

Comentar

Comentários encerrados em 6/04/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.