Ilegitimidade dos réus

Militares não podem ser réus em ação na qual empresa quer indenização da União

Autor

28 de março de 2018, 21h46

Quando alguém move ação contra União por supostas irregularidades em ato administrativo, o agente público só responde por eventuais indenizações em ação regressiva, pois a responsabilidade recai sobre a pessoa jurídica prestadora de serviço. 

Assim entendeu a 17ª Vara Federal Cível de São Paulo ao excluir militares de ação movida por uma empresa que teve 20 armas apreendidas durante uma vistoria de rotina.

A companhia guardava armas importadas da Turquia sem autorização administrativa para manter tais itens controlados pelo Exército. Ainda assim, a autora queria ser indenizada pela União e pelos agentes envolvidos na missão, sob alegação de abuso de autoridade. O juízo de primeiro grau, porém, considerou ilegítimo manter os militares no polo passivo.

“Sem adentrar ao mérito dos fatos narrados pela parte autora acerca da constatação de eventuais danos causados, é certo que o presente feito deve ser intentado somente em face da administração pública. O agente público, só responderia, se fosse o caso, à pessoa jurídica a cujos quadros pertença, em ação regressiva.”

A requerente foi condenada a pagar os honorários advocatícios dos procuradores que atuaram no caso. Com informações da Assessoria de Imprensa da AGU.

0012086-55.2016.403.6100

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!