Consultor Jurídico

Concessionária é obriga a custear obra de infraestrutura, diz juiz

23 de março de 2018, 18h44

Por Fernando Martines

imprimir

As concessionárias de serviços de saneamento têm obrigação de investir na ampliação da infraestrutura se isso beneficiar a população. Com esse entendimento, o juiz Luciano Siqueira de Pretto, do Juizado Especial Cível da Comarca de Rosana (SP), acolheu ação de uma marina e determinou que a Sabesp, concessionária de tratamento de água de São Paulo, faça instalações de rede de esgoto.

A marina acionou a Justiça afirmando que necessita da rede de esgoto para operar. Ao pedir para a Sabesp, a empresa afirmou que cobraria R$ 5,8 mil reais para fazer o serviço. A mariana foi representada pelo advogado Robson Thomas

O juiz afirmou que a jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo é que a concessionária só pode cobrar pela tarifa de consumo. Assim, instalar infraestrutura é uma obrigação da empresa.

“A obra de prolongamento da rede de esgoto pleiteada na petição inicial, que é perene, duradoura, ao que tudo indica, não servirá apenas para o comércio da autora, mas, certamente, para outros empreendedores nas imediações. Trata-se de obra de saneamento básico, necessária, ainda mais nas proximidades de um balneário”, afirmou o juiz.

Clique aqui para ler a decisão