Quinto constitucional

Procuradora toma posse como desembargadora do TRF da 3ª Região

Autor

17 de março de 2018, 11h03

A procuradora regional da República Inês Virgínia Prado Soares tomou posse, nesta sexta-feira (16/3), como desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Ela ocupou uma das vagas destinadas ao quinto constitucional do Ministério Público Federal na corte, na vaga da desembargadora Cecília Mello, que se aposentou em agosto de 2017.

Em discurso, Inês afirmou que assume o cargo em um momento ímpar na história do Brasil, em que se espera do Judiciário respostas céleres e efetivas que valorizem a cidadania, a democracia e o Estado de Direito. Ainda segundo ela, há uma transformação em curso na forma de lidar com o Direito que exige dos julgadores cada vez mais um olhar atento e solidário.

O presidente Michel Temer nomeou Inês no dia 22 de fevereiro. Conforme mostrou a ConJur, a nomeação foi rápida. O TRF-3 definiu a lista tríplice dos candidatos a ocupar a vaga e a enviou à Presidência da República, que fez a nomeação, tudo no mesmo dia. A procuradora recebeu 36 votos, sendo a mais votada. Além dela, também estavam na lista os procuradores da República Ricardo Nakahira e Rafael Pretto.

Inês Prado Soares é membro do MPF desde 1997 e foi promovida a procuradora regional em 2012, por merecimento. Foi coordenadora do Núcleo de Ofícios Criminais da Procuradoria da 3ª Região e atuava na 5ª Turma do TRF-3. É doutora em Direito pela PUC -SP, com pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Violência da USP (NEV-USP). Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!