Mudança cultural

Ministros do STF precisam reduzir votos para julgar mais processos, diz Velloso

Autor

8 de março de 2018, 21h21

Os ministros do Supremo Tribunal Federal precisam sintetizar os seus votos durante as sessões de julgamento para apreciar mais processos e desafogar a pauta da corte, na opinião do ministro aposentado Carlos Velloso. Em evento nesta quinta-feira (8/3), ele defendeu também que os membros do STF devem “ignorar” a televisão, pois o que interessa ao jurisdicionado é a solução do caso discutido em juízo.

Reprodução
Ministro aposentado, Carlos Velloso criticou grande quantidade de litígios judiciais.
Reprodução

Velloso participou de cerimônia em Brasília que comemora os 25 anos da Advocacia-Geral da União. O ministro criticou a cultura da litigiosidade e defendeu meios alternativos de resolução de conflitos para desafogar o Judiciário.

Para ele, o Brasil deve passar por uma mudança cultural e adotar cada vez mais a mediação e a conciliação.

“O brasileiro é judicialista, quer esgotar todas as instâncias. Isso é bom porque se confia na Justiça, mas ruim porque os processos nunca terminam”, disse. Ele chamou de “mazela” a lentidão processual que engarrafa tribunais do país inteiro.

O ministro apontou como exemplo dessa mudança de postura diante dos litígios o acordo homologado recentemente pelo STF assinado entre poupadores, bancos e governo para encerrar os processos relacionados aos planos econômicos dos anos 1980 e 1990. A AGU participou como mediadora das negociações. “O advogado público deve ser um mediador”, defendeu.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!