Palavra do presidente

Lamachia diz que Santa Cruz será o próximo presidente do Conselho Federal da OAB

Autor

7 de março de 2018, 21h06

As eleições que definirão o próximo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil serão em janeiro de 2019, mas o atual ocupante do cargo, Cláudio Lamachia, já sabe quem ocupará a cadeira. Na tarde desta quarta-feira (7/3), Lamachia disse estar convicto de que o eleito será Felipe Santa Cruz, hoje presidente da OAB do Rio de Janeiro.

“Por seus méritos pessoais, [Santa Cruz] é hoje uma liderança nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. E tenho convicção, a par exatamente de um processo absolutamente democrático, como deve ser, que o Felipe será, sim, o futuro presidente do Conselho Federal da OAB”, afirmou Claudio Lamachia, em evento em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Reprodução
Lamachia é aplaudido no Rio de Janeiro ao
dizer que Santa Cruz será o próximo presidente.
Reprodução

Enquanto Lamachia levantava o braço de Santa Cruz, como um campeão de boxe, a plateia e os advogados que estavam à mesa da palestra aplaudiam, entre os quais Ibaneis Rocha, secretário-geral adjunto do Conselho Federal, e Luciano Bandeira, tesoureiro da OAB-RJ e apontado como candidato a substituir Santa Cruz.

Corrida solitária
A briga pela presidência nacional estava, até pouco tempo, entre Santa Cruz e o vice-presidente do Conselho Federal, Claudio Chaves. Este, no entanto, deixou a disputa no mês passado, alegando a falta de apoio de Lamachia.

“Sempre encontrei na minha terra (Minas Gerais) apoio maciço (só tenho que agradecer). No âmbito nacional, entretanto, não contei com apoios que para mim eram certos para pacificar uma candidatura de consenso, de união. A disputa se desenhou. Nosso Presidente Nacional optou pela neutralidade”, reclamou o advogado, em mensagem enviada aos conselheiros seccionais de Minas Gerais.

À época, Lamachia rebateu afirmando ser óbvio que, como presidente do colegiado, naquele momento, não deveria interferir na eleição a favor de determinado candidato. "Não trabalho com a ideia de catequismo ou de caciquismo, em que o presidente impõe um sucessor."

Carreira na OAB
Felipe Santa Cruz está no comando da OAB-RJ desde 2012, quando foi eleito com apoio do então presidente da entidade, Wadih Damous, hoje deputado federal pelo PT. 

Formado em Direito pela PUC-Rio e mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense, foi eleito conselheiro seccional em 2006, na primeira gestão de Damous e assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados em 2009. 

Já tentou se candidatar vereador, mas não conseguiu. “Nunca mais serei candidato a nada [da política partidária]”, disse à ConJur, em 2012. “Não é a minha vocação. Na Ordem eu sinto prazer em fazer política”, afirma.

O evento foi filmado e pode ser visto aqui, no Facebook da OAB de São Gonçalo.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!