Cooperação Logística

A pedido de empresas, Cade autoriza "ação conjunta" de distribuidoras de combustíveis

Autor

29 de maio de 2018, 20h52

Por 15 dias, as distribuidoras de combustíveis poderão criar centros integrados de operação logística e ordenar a prioridade de abastecimento. As medidas foram homologadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que autorizou o chamado “Protocolo de Crise de Abastecimento” como forma de agilizar o reabastecimento dos postos de combustível depois da "greve" dos caminhoneiros.

123RF
Cade atende a pedido de distribuidoras e autoriza que elas compartilhem logística.
Reprodução

O Cade atendeu a pedido das empresas Raízen , Petrobras Distribuidora e Ipiranga. Elas pediram para atuar de maneira conjunta para "otimizar o armazenamento, transporte e distribuição de combustíveis".

Outras medidas, como o atendimento da sociedade, serão observados critérios de isonomia, não configurando em nenhuma hipótese discriminação de adquirentes e a divisão em partes iguais os custos variáveis e extraordinários necessários à implementação do protocolo, que serão integralmente arcados pelas empresas.

Segundo o superintendente-geral do Cade, Alexandre Cordeiro, o objetivo é regularizar o abastecimento após o término das manifestações realizadas pelos caminhoneiros. “Trata-se de medida excepcional e emergencial visando a melhoria do bem-estar social em momento de crise”, destacou Cordeiro.

Durante a cooperação, as empresas deverão continuar atuando de forma independente, não sendo permitido o compartilhamento de informações sensíveis, somente operacionais. Além disso, as distribuidoras apresentarão ao Cade todos os documentos utilizados para a fundamentação e adoção das medidas, de forma a permitir a fiscalização do órgão durante o período.

Protocolo de ações
A medida chama atenção num mercado cartelizado. Desde 2012, o Cade proferiu condenações em 12 dos 17 casos que julgou sobre o mercado de combustíveis. E a maioria desses casos foi por formação de cartel.

O levantamento foi publicado em fevereiro deste ano, depois que o governo percebeu que, mesmo depois de sucessivas reduções nos preços de gasolina e diesel, o rebaixamento não ter chegado aos bolsos do consumidor. Em nota, o Cade disse que planeja estudar, em conjunto com órgãos parceiros, formas coordenadas e sistemáticas de combate ao cartel em combustíveis e que continuará adotando as medidas necessárias para reforçar a sua atuação na repressão a condutas anticompetitivas que afetam a liberdade de preços.

Corre no Cade processo em que os postos de gasolina de São Paulo são acusados pelo sindicato das distribuidoras de formação de cartel. O caso foi desencadeado por uma entrevista do presidente do sindicato dos donos de postos sobre o repasse das reduções de presos. Mas se transformou numa ação, pelos postos, de formação de cartel pelas distribuidoras.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!