Acima da lei

Juíza considera ilegal bloquear críticos no Twitter, mas Trump ignora decisão

Autor

28 de maio de 2018, 19h07

Bloquear seguidores constitui violação da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que protege, entre outros direitos, a liberdade de expressão. Assim entendeu a juíza Naomi Buchwald, de Manhattan (Nova York), ao declarar inconstitucional prática do presidente Donald Trump contra seguidores que o criticaram em sua conta oficial no Twitter.

Para a juíza, as contas de todas as autoridades públicas são fóruns públicos. A decisão foi assinada na quarta-feira (23/5), mas não há notícias de que até agora o presidente tenha feito o desbloqueio. 

Ao contrário do que noticiaram muitos jornais, a juíza não mandou expressamente o presidente Trump desbloquear os seguidores que o criticaram. Isso não seria necessário, ela disse, porque um julgamento declaratório, que esclarece a lei, é o suficiente.

Uma vez que a lei é esclarecida, a obrigação do presidente é obedecê-la. Afinal, ninguém está acima da lei, nem mesmo o presidente dos Estados Unidos, ela declarou.

Gage Skidmore
Ainda não há indícios de que Donald Trump vá desbloquear seguidores.
Gage Skidmore

O fato de a juíza não mandar o presidente cumprir a lei foi interpretado como uma medida de cautela de uma autoridade do Judiciário, que preferiu evitar dar ordens a uma autoridade do Executivo, segundo os jornais New York Times, Washington Post e a revista The Week.

A decisão terá repercussão em todo o país porque, recentemente, tornou-se moda entre as autoridades estaduais e federais, principalmente do Executivo e do Legislativo, usar plataformas da mídia social, como o Twitter e o Facebook, para se comunicar com o público. Embutida na decisão, ficou a mensagem de que bloquear seguidores que criticam as autoridades em suas contas na mídia social equivale à censura.

Trump foi processado por sete pessoas – embora os jornais informem que mais de 150 seguidores do @realDonaldTrump foram bloqueados – e pelo Knight First Amendment Institute da Universidade de Columbia.

Em sua decisão, a juíza informou que os autores da ação e demais seguidores excluídos da conta presidencial podem, caso o presidente não os desbloquear, mover uma ação judicial para obrigar o Twitter a tomar a medida unilateralmente.

Sem imunidade
Essa foi a segunda vez, nos últimos dois meses, que uma juíza decide contra o presidente com o argumento de que ninguém está acima da lei. Em 20 de março, a ministra Jennifer Schecter, do Tribunal Superior de Manhattan, permitiu o seguimento de uma ação contra Trump por difamação.

A autora da ação, Summer Zervos, declarou que Trump a assediou sexualmente, quando ele conduzia o programa de televisão Apprentice e ela era uma participante. Mas a ação não se relaciona ao assédio sexual. Relaciona-se ao fato de Trump tê-la chamada de mentirosa e de afirmar que as notícias de assédio sexual são todas notícias falsas.

Essas declarações teriam prejudicado sua imagem e a do restaurante de sua propriedade em Los Angeles, resultando em queda dos negócios. Os advogados de Trump queriam protelar a ação para depois que Trump deixasse a Presidência, porque até lá ele teria imunidade. Mas a ministra discordou.

“Ninguém está acima da lei. Está patenteado que o presidente dos Estados Unidos não tem imunidade e está sujeito às leis por seus atos puramente privados”. No caso Clinton versus Jones, a Suprema Corte dos EUA deixou claro que “imunidades se baseiam na natureza da função exercida, não na identidade do ator que a exerce”, ela escreveu.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!