Consultor Jurídico

Identidade de gênero

Transexuais e travestis não podem viver em presídio feminino, diz juíza

Retornar ao texto

Comentários de leitores

7 comentários

Hospício

Roberto Cavalcanti (Advogado Autônomo - Administrativa)

Uma sociedade que dá primazia às aparências em relação à realidade só pode ser uma sociedade doente. A ideologia de gênero é uma ideologia de loucos e uma tentativa de implantar isso no nosso ordenamento jurídico é uma tentativa de impor leis de hospício.

Irrepreensível decisão

A.A.R.C. (Professor Universitário)

Não poderia ser mais correta a decisão da Juiza. Constitucionalmente e legalmente, o sistema prisional tem o dever de preservar a integridade física e moral do(a) apenado(a) (CF, art. 5, XLIX). Igualmente, a Lei de Execuções Penais (Lei 7210/84) prevê a classificação do apenado, a individualização da pena e a separação do mesmo, tudo segundo as características individuais e o delito praticado, de molde a impedir que este sofra gravames injustos, não previstos na própria pena. Um correto entendimento e aplicação da LEP seria, portanto, suficiente para dirimir qualquer controvérsia a respeito, sem a necessidade de produção legislativa adicional.

Comentário!

Marcelo-ADV (Outros)

Magrinhos, então, não podem cumprir pena com pesados ou musculosos, porque estes são mais fortes (ao menos fisicamente, ou biologicamente) que aqueles.

Tenho que falar o óbvio: direito não é biologia.

Aliás, o homem (humanidade), o sentido de homem que nós conhecemos, não é puramente algo biológico. Somos um misto de cultura, biologia (também somos animais) e sociedade.

Marco Martins (Professor Universitário - Civil)

Observador.. (Economista)

Sua visão humanista é correta.
Mas não muda a biologia.
Há pessoas trans , inclusive, mais fortes do que homens.
Caso tenha amigos na Polícia, verá que há muitas agressões(ocorrências) entre as próprias pessoas trans, e delas para com homens.

Como são, em tese, mais fortes do que as mulheres, cabe ao Estado se adequar às novas concepções do mundo moderno, deixando parte de presídios exclusivamente para estas pessoas, para que não sofram ataques da população masculina encarcerada.

Evolução díficil

Dr. Aureliano Russo (Advogado Autônomo)

Da mesma forma que muitos foram mortos ou mutilados por defenderem que a Terra era redonda e que girava em torno do sol, qualquer idéia ou atitude nova é vista com rancor e indiferença pela maioria.

Nosso modo de enxergar o mundo e aceitar as mudanças é muito pouco desenvolvido. Geralmente ficamos fechados em velhas receitas e modelos.

O preconceito e a violência contra as pessoas trans e travestis são praticados 99% das vezes por homens. Isso é fato. E se é assim, porque diabos colocá-los num ambiente fechado cheio de outros homens que os odeiam?

Enfim... como já afirmava Einstein: "existem duas coisas infinitas nesse mundo, o universo e a ignorância dos homens...".

Não entendi a frase

Observador.. (Economista)

"Mulheres trans não são mais fortes que mulheres cis por questão de hormônio. Um retrocesso porque hoje o que vale mesmo é a identificação de gênero”

Pessoas querem mudar a biologia agora?
A realidade objetiva nada vale diante da ideologia?

Situações

O IDEÓLOGO (Cartorário)

A CF/88 trouxe novas situações, para as quais, a grande maioria dos Juízes não estão preparadas.
Como possuem formação intrinsecamente positivista, fica muito difícil aplicar os direitos humanos em "terrae brasilis".

Comentar

Comentários encerrados em 26/05/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.