Prevenção a processos

Reinaldo Almeida atua como curador jurídico de livro Enciclopédia do golpe

Autor

17 de maio de 2018, 18h11

O criminalista Reinaldo Santos de Almeida, professor da UFRJ, atuou como curador jurídico do livro Enciclopédia do golpe, volumes 1 e 2 (Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, Instituto Joaquín Herrera Flores e Projeto Editorial Práxis).

A obra aponta o papel de políticos, do Judiciário e da imprensa no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e na condenação do ex-presidente Lula por corrupção e lavagem de dinheiro.

Almeida foi responsável por revisar os textos do livro para prevenir futuras ações judiciais por dano moral ou até crime contra a honra em face do organizador, coordenadores e autores.

“Na maioria dos casos, os textos são aprovados sem quaisquer alterações. Às vezes, é preciso recomendar ao autor a substituição de palavras ou expressões que possam vir a ser mal compreendidas por excesso de linguagem”, explica Almeida.

Segundo o advogado, a curadoria jurídica ganha especial importância no atual cenário de crise institucional pelo qual o Brasil passa. “É uma função necessária em tempos de exceção e de periclitação das garantias constitucionais, em especial da liberdade de expressão”.

O livro será lançado na sede da Faculdade de Direito da UFRJ na segunda-feira (21/5), às 19h.

*Texto alterado às 18h51 do dia 17/5/2018 para correção de informações.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!