Consultor Jurídico

Notícias

Tecnologia como aliada

Em cenário de crise, legal techs podem melhorar o rendimento da advocacia, diz advogado

Comentários de leitores

4 comentários

Conversa fiada...

Eduardo. Adv. (Advogado Autônomo)

Está se inserindo nas discussões internas na OAB para influenciar o debate favoravelmente a si.
Se ele conseguir a "liberação" da venda de petições, venderá somente a advogados? Não! Aliás, esse modelinho do ICMS (a tese já está em rediscussão em alguns tribunais por causa do impacto) já é revendida por dois, três intermediários...
Falou do custo Pinheiro Neto. Quem contrata Pinheiro Neto sabe que petição modelo não resolve o seu problema. Até parece que o discurso dele pode ser generalizado... Multinacionais e clientes decalro padrão compram mais do que uma simples petição. Compram "respeitabilidade" (influência, contatos na agenda)...
Ainda que assim não fosse; se duas calças jeans são feitas na mesma oficina do Brás pelo mesmo boliviano explorado, haverá sempre os que pagarão 20 vezes o custo (preço final no shopping) pela grife e pelo serviço agregado...
A sua palestra é uma confissão de que já faz algo proibido. Ele é outros...
Mas é verdade: "seremos" despachantes por causa de espertalhões.
O conforto: no ramo da tecnologia, muito pouco se cria (e quando se cria é roubando uma funcionalidade já existente). Quase 100% se copia. E os que copiam dos espertalhões terão cem anos de perdão.

A advocacia está falida

Paulo Moreira (Advogado Autônomo - Civil)

Atualmente advogar está mais difícil. É muito comum advogados audiencistas receberem R$ 20,00 por audiência.

''Ah, a OAB fiscalizar e punir é a única solução'', muitos dizem. Certo, é a única solução. Mas como vai fazer isso num país com um milhão de advogados? Aliás, mesmo que fosse um décimo disso, ainda assim seria impossível qualquer tipo de fiscalização.

E outra: em muitos casos o sujeito se vê numa autêntica ''sinuca de bico'', pois ou aceita um valor parco ou ''passa fome''.

Por fecho, a quem pretende fazer Direito é imperioso recomendar o seguinte: não faça porque vai se decepcionar.

concorrência desleal da Defensoria e omiss

daniel (Outros - Administrativa)

concorrência desleal da Defensoria e omissão da OAB é que criaram este problema, pois Estado está gastando dinheiro com Defensoria e pobre não está sendo atendido.

Excelente artigo

O IDEÓLOGO (Outros)

Excelente artigo.
A própria tecnologia conduzirá a mudança de paradigmas na advocacia.
Aquele advogado "filósofo", que depois de uma audiência, começa a pensar em Kant, Heidegger, Sócrates, Platão, Marx, Lenio Streck, Niklas Luhmann e outros, será consumido pelas novas tendências.

Comentar

Comentários encerrados em 13/05/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.