Doação da Odebrecht

PGR denuncia Lula, Palocci e Gleisi por corrupção e lavagem de dinheiro

Autor

1 de maio de 2018, 16h00

A Procuradoria-Geral da República denunciou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ex-presidente Lula, os ex-ministros Antônio Palocci e Paulo Bernardo e o empresário Marcelo Odebrecht pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (30/4).

Segundo a denúncia, a origem dos atos criminosos data de 2010, quando a construtora prometeu ao então presidente Lula, a doação de US$ 40 milhões em troca de decisões políticas que beneficiassem a empresa. As investigações revelaram que a soma, avaliada na época do acerto em R$ 64 milhões, ficou à disposição do PT e foi utilizada em operações como a que beneficiou a senadora na disputa ao governo do Paraná, em 2014.

Apresentada no âmbito da “lava jato”, a denúncia é decorrente de inquérito aberto a partir de delações de executivos da Odebrecht. Na peça, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, diz que, além dos depoimentos dos delatores, a prática dos crimes foi comprovada por documentos apreendidos por ordem judicial, como planilhas e mensagens, além do afastamento de sigilos telefônicos e outras diligências policiais. O caso está nas mãos do ministro Luiz Edson Fachin, relator da operação no Supremo Tribunal Federal.

Palocci, que está preso desde setembro de 2016 e já foi condenado em outro processo envolvendo a empreiteira, fechou recentemente acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal. A delação está no Tribunal Regional Federal da 4ª Região para homologação. A PGR é contra acordo desse tipo feito pela PF, tanto que tramita no STF ação do órgão questionando a validade do ato. Para a PGR, a delação só pode ser firmada pelo MP, uma vez que é este órgão que detém o poder de mover ou não a ação penal. O Supremo já começou a julgar o caso. Até o momento, são 6 votos para permitir que delegados firmem delações, mas com limites. O julgamento da ação deve ser retomando ainda  em 2018. Com informações da Assessoria de Imprensa da PGR.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!