Nova lei

Após comunicar venda de carro, ex-dono não pode ser cobrado por IPVA no Rio

Autor

23 de junho de 2018, 10h54

Após comunicar ao Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro que vendeu seu veículo, o antigo proprietário não poderá receber cobrança de IPVA. Isso é o que determina a Lei 8.002/2018, sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão (MDB) na quarta-feira (20/6) e publicada na edição desta sexta-feira (22/6) do Diário Oficial do estado.

A norma determina que, após receber a informação da venda do carro, moto ou utilitário, o Detran deverá registrar os dados do comprador em seu banco de dados. Em seguida, a autarquia informará a transferência à Receita estadual. Depois disso, o antigo dono terá 30 dias para assinar a Autorização para Transferência de Veículo junto ao Detran.

Se a venda for para uma revendedora de automóveis e não houver Autorização para Transferência de Veículo, o ex-proprietário poderá apresentar recibo ou nota fiscal que comprove a transação.

Porém, a lei não vale para veículos que tiverem dívidas antigas de IPVA. Nesse caso, o antigo dono continuará a ser cobrado por elas, ainda que tenha transferido o carro, moto ou utilitário.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!