Desejo de unificar

Sistema de processo eletrônico do TRF-4 é o preferido, segundo pesquisa do CJF

Autor

21 de junho de 2018, 20h00

A maioria das pessoas que usam os sistemas judiciais eletrônicos da Justiça Federal preferem o e-Proc, sistema inteiramente desenvolvido por funcionários do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O dado é de pesquisa feita pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) em todo o país. Participaram magistrados, servidores, advogados, promotores, partes e outros interessados no tema, sendo ao todo 10.598 entrevistados. 

Reprodução
Unificação de sistemas de processo eletrônico é preferência de quase todos os 10,5 mil consultados pelo CJF, e maioria deles prefere o e-Proc, sistema do TRF-4.

A pesquisa aponta que 90% querem um sistema unificado para toda a Justiça Federal e o preferido foi o e-Proc, com índice de 46,3%. Logo depois veio o PJe, com 31,8%. É uma informação relevante, já que a maioria da Justiça Federal usa o PJe, sistema terceirizado, encomendado pelo Conselho Nacional de Justiça, mas os cinco TRFs hoje convivem com diversos sistemas de processo eletrônico.

Outro quesito avaliado se refere à qualidade das duas ferramentas mais utilizadas, sendo que o índice de funcionalidade (redução de despesas, possibilidade de trabalho remoto, padronização de rotinas, transparência na prática de atos judiciais etc.) ficou em 74% e o de usabilidade (facilidade de peticionamento à distância, disponibilidade, estabilidade, pesquisa de jurisprudência etc.), em 58%.

Clique aqui para ler a pesquisa 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!