Consultor Jurídico

Ambiente de negócios

"Lava jato" derruba desempenho da construção civil há 4 anos, diz pesquisa

Retornar ao texto

Comentários de leitores

8 comentários

Desempenho?

Resec (Advogado Autônomo)

As aspas deveriam estar sobre o vocábulo "desempenho", já que o mesmo era resultado de gigantescas manobras fraudulentas.

É um grande equívoco, não?

preocupante (Delegado de Polícia Estadual)

Creio que a queda no desempenho da economia em todos os setores, deve-se as corporações e seus membros corruptos que minam a riqueza gerada no Brasil pelos empresários e trabalhadores honestos. Se a operação Lava Jato não tivesse entrado em cena, a sangria teria sido muito maior a ponto de uma falência total da economia.

Aprendam a usar aspas!

João Bremm (Outros)

Demitam quem ganha caraminguás para escrever sem que saiba sequer usar aspas.
Por que aspas na "lava jato"? É nome próprio, basta usar Lava Jato e qualquer néscio saberá do que se está a tratar!

Lamentável

Ricardo Cubas (Advogado Autônomo - Administrativa)

Só posso lamentar que informações como essa acabam sendo divulgadas.

O que que Lava Jato impacta a macroeconomia brasileira?

É de uma irresponsabilidade sem tamanho esse tipo de conjectura.

A bem da verdade, existe várias corporações, públicas e privadas, que luta para que a Lava Jato seja sopesada a qualquer custo.

Nesse jogo sórdido, vale qualquer argumento.

A ordem é uma só: "temos que estancar a sangria".

então...

WLStorer (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Essa tal Instituição Fiscal Independente (IFI) nada mais é do que um cabide de empregos e que deve custar alguns milhões de reais por ano para sua manutenção.
O que é o Senado? Alguns desavisados acreditam tratar-se de uma Instituição que faz parte do Poder Legislativo da União.
Na verdade o Senado é uma Instituição que abriga e blinda vários "marginais da República".
Essa tal Instituição Fiscal Independente (IFI) deveria fazer um estudo sobre como o Senado derruba o desempenho e atrapalha a recuperação de todos os setores produtivos do país.

Título absurdo

Servidor estadual (Delegado de Polícia Estadual)

O que derrubou a construção civil foi o freio na corrupção e não a lava a jato, esta tentou, mas está difícil de derrubar os donos corruptos do Brasil.

Consequência da corrupção

FabioP (Advogado Assalariado - Civil)

Consequência da corrupção sem limites, não da Operação Lava Jato.

Culpa do desemprego e da ingerência política no setor

Casdin (Advogado Autônomo - Civil)

O mau desempenho da construção civil é fruto do desemprego de 13 milhões de trabalhadores. Nunca o Brasil teve tantos distratos e tantas rescisões de contrato imobiliário como agora, e o motivo é simples e óbvio: com a perda do emprego formal o trabalhador não conseguiu adimplir as obrigações assumidas (resolução por insuportabilidade da obrigação).
De longa data, o desemprego em massa, a pejotização e a terceirização vêm esmagando a classe trabalhadora como um rolo compressor. E agora a situação tende a piorar, por culpa exclusiva dos parlamentares que aprovaram a reforma trabalhista e agora o PL 1220/15. Esse PL desumano, fruto do lobby das construtoras, prevê a perda de até 50% das importâncias pagas na rescisão do contrato. A pressa era tanta que havia dois projetos de lei com o mesmo objeto, um na Câmara dos Deputados e outro no Senado Federal (PLS 774/2015). Ninguém pensou nas consequências do desemprego sobre a economia.
O desemprego de 13 milhões de trabalhadores quebrou a espinha dorsal da economia: a lei da oferta e da procura. Sem renda formal o trabalhador não assume compromisso de longa data como os de financiamento imobiliário, ainda mais agora com a previsão legal absurda de perda de metade das importâncias pagas.
Além disso, muitos dos imóveis em "estoque" são, na realidade imóveis "encalhados" porque tem banheiro sem janela (que cria mofo no teto e recebe cheiro de esgoto quando seca o ralinho dos apartamentos vagos), área de serviço e cozinha exíguas. A mesma planta é replicada em vários bairros da cidade, sem nenhuma preocupação com o bem estar do comprador. Esses vão continuar sobrando mesmo, merecidamente.

Comentar

Comentários encerrados em 26/06/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.