Operação "lava jato"

Bretas condena Cachoeira, Cavendish e mais 13 por lavagem de dinheiro

Autor

14 de junho de 2018, 19h29

O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal, condenou à prisão o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, e o empreiteiro Fernando Cavendish, proprietário da Delta Construções, por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Eles e outros 11 réus foram acusados de integrar esquema de direcionamento de emendas orçamentárias ao município de Seropédica (RJ), com manipulação de convênios e fraudes a licitações.

De acordo com o juiz, a Delta desviou aproximadamente R$ 370 milhões dos cofres públicos, por meio de 18 empresas de fachada, e firmou vários contratos fraudulentos, “que não apresentaram qualquer causa econômica ou ligação direta com as obras efetivadas”.

A sentença diz que há farto conjunto probatório demonstrando que o dono da construtora tentou dissimular o desvio de recursos públicos e o consequente pagamento de propinas a agentes estatais, com ajuda de executivos da matriz da empresa e dos diretores dos núcleos regionais, além de funcionários da área administrativa e financeira.

O Ministério Público Federal afirmou que, entre 2007 e 2012, 96,3% do faturamento da Delta foi proveniente de verbas públicas, o que representa quase R$ 11 bilhões. A maior parte desses valores era proveniente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Cavendish foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão; Cachoeira, a nove anos e seis meses; o doleiro Adir Assad, a nove anos e três meses. Com informações da Agência Brasil. 

Clique aqui para ler a sentença*
* Divulgada pelo blog do jornalista Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!