Medidas disciplinares

Corregedoria do CNMP vai investigar promotor que chamou Gilmar de laxante

Autor

9 de junho de 2018, 8h20

O corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel, instaurou portaria para apurar se um promotor cometeu infração disciplinar ao ofender o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Em entrevista, o promotor de Justiça de Goiás Fernando Krebs disse que Gilmar é "o maior laxante do Brasil", em alusão aos Habeas Corpus concedidos pelo ministro para encerrar prisões preventivas ilegais.

José Cruz/Agência Brasil
Gilmar Mendes, ministro do STF, protocolou reclamação disciplinar para investigar falas de promotor durante entrevista.
José Cruz/Agência Brasil

O promotor, na manhã de quinta (7/6), participou de um programa da Rádio Brasil Central e afirmou que o ministro seria o "maior laxante do Brasil" por "soltar todo mundo, sobretudo criminosos de colarinho branco".

Na mesma entrevista Kebs disse que Gilmar Mendes "cria sua própria lei" e, após afirmar que não sabe como o ministro está no Supremo, indagou: "Será que não tem ninguém com peito no Brasil para investigar um ministro do Supremo?"

Segundo a portaria de instauração do procedimento, tais declarações "configuram, em tese, violação dos deveres funcionais previstos no artigo 91, incisos II e XIV, da Lei Complementar Estadual 025/1998".

Clique aqui para ler a reclamação e a portaria de instauração do procedimento disciplinar.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!