10 milhões

Sete partidos, dos 35, concentram dois terços dos filiados brasileiros

Autor

8 de junho de 2018, 19h58

Do total de 35 partidos brasileiros, apenas sete concentram dois terços do número de filiados no país e concentram mais de 1 milhão de membros. O Brasil tem 18,8 milhões de eleitores filiados a alguma das legendas registradas no Tribunal Superior Eleitoral.

A sigla com maior número de integrantes é o MDB. Com 2,3 milhões de filiados, tem quase 1 milhão a mais que o segundo, o PT, e mais de 14% do total de filiados.

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, MDB, PT, PSDB, PP, PDT, PTB e DEM são, nessa ordem, as siglas que concentram a maior parte dos filiados brasileiros. Os números são da última atualização entregue pelos partidos à Justiça Eleitoral, até 13 de abril deste ano.

O PT tem 1,5 milhão de filiados, enquanto o PSDB, 1,46 milhão. Já o PP conta com 1,44 milhão, o PDT com 1,2 milhão e o PTB, 1,1 milhão. O Democratas tem 1,09 milhão de inscritos.

Nanicos
Do outro extremo, o partido mais enxuto é o PCO, com 3,7 mil filiados, o que representa 0,02% do universo de filiados. Na sequência, PCB, com 14,7 mil; PSTU, com 17,1 mil; Novo, com 19 mil, e Rede, com 23,9 mil filiados.

O artigo 19 de Lei dos Partidos Políticos prevê que as legendas devem encaminhar, anualmente, aos juízes eleitorais de cada localidade a lista atualizada dos filiados na segunda semana dos meses de abril e outubro. Para disputar uma eleição, o candidato deverá estar filiado pelo menos seis meses antes do pleito à legenda pela qual pretende concorrer. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!