Para os juízes estaduais, a não aprovação da lei que estabelece o reajuste anual dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal é inconstitucional. A Anamages, entidade de classe que os reúne, foi à corte esta semana pedir que seja declarada a omissão inconstitucional do Legislativo em não discutir projetos de lei que tratem do assunto. O relator é o ministro Luiz Edson Fachin.
Na ação, a Anamages afirma que a omissão acontece desde o dia 1º de janeiro de 2016 e afeta toda a magistratura, sobretudo os aposentados, que não recebem auxílio-moradia. A consequência, diz a entidade, é que aposentados e ativos recebem salários muito diferentes — já que consideram o auxílio-moradia salário.
A ação destaca ainda que após a Emenda Constitucional 41/03, cabe ao STF a iniciativa do projeto de lei para revisão geral anual dos subsídios de ministros, como reconhecido pelo Plenário do STF. Os Projetos de Lei 2.646/15 e 27/2016 visam obter a revisão do subsídio do ministro do STF para o valor de R$ 39.293,38 a contar de 1º de janeiro de 2016 e aguardam tramitação há três anos.
“Essa ação tem por objetivo sanar a inércia do Congresso Nacional no exame e votação dos Projetos de Lei 2.646/2015 e 27/2016, ambos de iniciativa do STF, que visam a revisão do subsídios dos ministros. Os subsídios dos magistrados estaduais são fixados de acordo com a remuneração dos magistrados da Suprema Corte, em decorrência da vinculação e escalonamento previstos no artigo 93 da Constituição Federal”, narra o processo inicial.
Clique aqui para ler a ação.
ADO 50
Comentários de leitores
4 comentários
Merecedores
O IDEÓLOGO (Cartorário)
Os merecedores de aumento salarial são os funcionários públicos, aqueles que vivem na linha de frente dos três poderes.
iludido advogado autônomo
Iludido (Advogado Autônomo - Civil)
Vejam essa frase de efeito: Nenhum político deve esperar que lhe agradeçam ou sequer lhe reconheçam o que faz; no fim de contas era ele quem devia agradecer pela ocasião que lhe ofereceram os outros homens de pôr em jogo as suas qualidades e de eliminar, se puder, os seus defeitos e aprovar seus pundonores. Assim, pode-se dizer: O salái mim, é ou não um controle politico da população! Um segredo de estado!
Uma grande Economia.
CesarMello (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)
Ta aí uma idéia que traria uma grande economia.
A gente fecha o Congresso e deixa o STF legislar sobre tudo.
Vai ser muito divertido ver o quanto esse ativismo judicial vai ser aplaudido quando o chefe do executivo for "o mesmo candidato" com seus novos 10 ministros indicados.
Muito divertido mesmo.
Comentários encerrados em 03/08/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.