Violação de Independência

OAB-DF pede anulação de portarias da AGU sobre remoção de procuradores

Autor

25 de julho de 2018, 16h45

Um dia antes da vedação do período eleitoral para remoção ou transferência de agentes públicos, a Advocacia-Geral da União publicou duas portarias que alteram a lotação e exercício dos integrantes da Procuradoria-Geral Federal.  A Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal solicita a anulação das portarias por entender que as normas poderão violar a independência técnica dos advogados públicos.

A PGF é o braço da AGU responsável pela defesa e representação jurídica das autarquias e fundações federais. Por isso, são os procuradores que mais ficam em contato com a população, já que trabalham para órgãos como INSS, Incra, Anvisa e Ibama.

Em ofício enviado à AGU, a OAB-DF afirma que as redações dadas pelas portarias 467 a 473 estabelecem discricionariedade excessiva para a fixação e extinção do exercício de membro da carreira na unidade, que pode se dar a qualquer tempo, mediante critério “curricular”.

De acordo com a OAB, as habilidades exigidas para a transferência não foram explicitadas, o que é incompatível com os princípios da legalidade e da impessoalidade, previstos na Constituição Federal. Também contraria a natureza dos cargos efetivos (concursados), que exigem critérios objetivos para sua ocupação e exercício.

Causas bilionárias
Segundo o procurador federal José Domingos, os efeitos das portarias fragilizarão a atuação do advogado público. “O PGF removeu 100 procuradores que atuavam em causas importantes para o país contra a vontade pra outro órgão", afirma.

De acordo com Domingos, os procuradores são responsáveis por "causas bilionárias" de interesse da União, como os acordos de leniência da "lava jato" e os processos ligados à tragédia de Mariana.

"Esses advogados têm que ter uma certa independência pra cumprir a lei. As portarias transformaram o cargo efetivo em cargo em comissão. O procurador não vai ter mais autonomia, ele vai ficar preocupado em agradar o superior”, afirma o procurador.

Segundo Domingos, na prática, essas portarias permitem às chefias da AGU retirar um procurador que estiver lotado num tribunal superior para colocar outro, mais ligado à cúpula. "Significa que o advogado público que não fizer o que o superior quer que faça será dispensado. O advogado tem que ter uma certa independência para cumprir a lei.”

Para o presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, as normas abrem margem para decisões arbitrárias. “Abre-se ainda grande margem para a prevalência de preferências pessoais do gestor e para interferências políticas indesejadas na atuação consultiva e contenciosa da instituição, o que constitui grave violação ao princípio da impessoalidade já que o Administrador deixa de perseguir o interesse público para perseguir interesses inconfessáveis”, afirma.

Exercício precário
De acordo com o ofício, as portarias da AGU pretendem mudar a natureza dos cargos de procurador. “Na prática, o ato subverte a natureza do cargo efetivo, 'igualando-o' à dos cargos em comissão, que tem por base a relação de confiança e cuja nomeação e exoneração se dá livremente", diz o documento.

A ConJur tentou contato com a AGU, por meio da assessoria de imprensa, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Clique aqui para ler o ofício da OAB-DF
Clique aqui para ler as portarias

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!