Questão carcerária

Cármen Lúcia vai a Sergipe discutir situação do sistema prisional do estado

Autor

15 de janeiro de 2018, 20h11

A presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministra Carmen Lúcia, passará a manhã desta terça-feira (16/1) em Sergipe para tratar do sistema prisional do estado. Ela visita ainda, durante a viagem, o Complexo Penitenciário Doutor Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, responsável por abrigar quase 60% da população carcerária de Sergipe.

Em carta enviada à presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, o presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, apontou para a precariedade das unidades prisionais do estado. Henri Clay chegou a pedir, no início do ano passado, a interdição do presídio em virtude da superlotação.

De acordo com dados do Sindicato do Agentes Penitenciários de Sergipe (Sindipen) de janeiro de 2017, em cinco pavilhões, 2.710 presos ocupam o espaço feito para 800. No mesmo local, assassinos convivem com presos condenados por crimes de menor potencial.

Carmén Lúcia fará uma reunião administrativa na sede do Tribunal de Justiça, em Aracaju, restrita aos desembargadores e juízes, para tratar no tema. A previsão é que ela chegue à capital sergupana, Aracaju, às 8h30. Do aeroporto, a comitiva segue para visita ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico e ao Presídio Feminino de Sergipe. Na sequência, se encontra com os integrantes do TJSE, devendo embarcar de volta às 13h30. Uma visita do presidente da OAB-SE ao gabinete de Cármen Lúcia também é negociada para continuar as conversas sobre o assunto.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!