Solidariedade de "colegas"

Promotor italiano que virou político compara ações de Moro às suas próprias

Autor

9 de janeiro de 2018, 16h53

Mais famoso promotor do caso mãos limpas, na Itália, Antonio Di Pietro vê, no juiz Sergio Moro, um reflexo de si mesmo. Pietro afirma que seu "colega", o juiz da "lava jato" — declaradamente inspirada no caso italiano —, passa por um processo de deslegitimação, numa tentativa de desviar o foco dos esquemas de corrupção.

Wikimedia Commons
Após largar a promotoria, Di Pietro se lançou na política, tendo sido ministro duas vezes. WikiCommons

Em entrevista à revista ítalo-brasileira Communità Italiana, Di Pietro afirma que as acusações segundo as quais as operações têm cunho político foram o maior obstáculo das suas investigações. “É coisa de gente espertinha transformar em uma guerra entre bandidos o que na verdade é um desafio entre polícia e ladrão”, disse.

Vale lembrar que após a operação mãos limpas, Di Pietro foi um dos líderes da centro-esquerda italiana e se tornou ministro duas vezes, nos governos de Romano Prodi. Ele diz ainda que provavelmente irá se candidatar nas próximas eleições na Itália. 

O político diz que, assim como ele, Sergio Moro irá pagar pelo trabalho que está fazendo. Ignorando a diferença entre o papel de julgar e o de acusar, o promotor diz que o magistrado está “investigando políticos que ao invés de fazerem política, roubaram”.

“Comigo também, na Itália, com que frequência me jogaram na cara que a coisa está pior do que antes. E aí, o que deveríamos ter feito então? Era melhor deixar tudo como estava?”, pergunta retoricamente.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!