Eleições à vista

Dissidentes formam chapa para concorrer à Presidência da OAB-SP

Autor

19 de fevereiro de 2018, 9h38

A eleição da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, que acontecerá neste ano, provocou um racha no atual comando. Alguns integrantes decidiram formar uma chapa dissidente, o que incomodou o atual presidente, Marcos da Costa.

A chapa será encabeçada por Ricardo Toledo e Caio Augusto, atuais tesoureiro e secretário-geral da OAB-SP, respectivamente. Para demonstrar apoio a eles, presidentes de 182 das 239 subseções da instituição publicaram uma nota defendendo renovação e alternância na Presidência da OAB-SP.

Ao jornal Folha de S.Paulo, Marcos da Costa afirmou que os dissidentes precisam renunciar aos cargos. Hoje, diz, as subseções da entidade no estado estão “alinhadas com sua gestão” e com seu empenho na defesa da classe.

Porém, a nota de apoio aos dissidentes diz que esse tipo de postura, de pedir a renúncia, tem afastado a atual Presidência das bases da advocacia e que ela não aceita dialogar sobre sucessão alternativa.

Leia a nota: 

“182 (do total de 239) Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, no Estado de São Paulo manifestaram — e reiteraram — por escrito seu apoio á proposta de renovação, transparência, descentralização e alternância na Presidência da OAB/SP nas eleições de Novembro próximo. Não aceitam reeleições sem fim na sua presidência secional.

Manifestam, por isso, integral apoio às forças renovadoras lideradas por RICARDO TOLEDO e CAIO AUGUSTO, a quem convocam para realizar essa tarefa democrática, ao tempo em que lamentam a postura da atual Presidência, que não aceita dialogar sobre sucessão alternativa, a ponto de sugerir renúncia de mandato aos que insistirem em hoje debater o tema sucessório, discussão esta que é da própria essência da Democracia. Tal postura a tem afastado (a Presidência) mais e mais, das bases da advocacia e, sobretudo, das lideranças representadas pelas autênticas lideranças das Subseções.

Possa haver, pois, liberdade de diálogo para que surjam novas lideranças!"

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!