Jurisprudência consolidada

Estado é parte legítima para responder por irregularidades na retenção do IR

Autor

13 de fevereiro de 2018, 11h54

Estados são parte legítima para responder por ações propostas por servidores públicos estaduais que pretendem ter reconhecido o direito a isenção ou irregularidades na retenção do Imposto de Renda.

Com esse entendimento, a 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina acolheu recurso de um policial rodoviário aposentado que pedia a devolução de quantias que lhe teriam sido indevidamente descontadas.

O órgão reafirmou entendimento dos tribunais superiores de que os estados são parte legítima para figurar no polo passivo das ações propostas por servidores públicos estaduais nesses casos. O relator da matéria foi o desembargador Luiz Fernando Boller. Os demais o acompanharam por unanimidade.

O servidor aposentado pretende que a Justiça reconheça seu direito à isenção do IR na fonte. Subtenente da Polícia Rodoviária Estadual inativo, ele descobriu ser portador de neoplasia maligna, o que o transforma em contribuinte com imunidade tributária.

O colegiado determinou também a restituição requerida. A forma de devolução será no mesmo número de parcelas indevidamente recolhidas a partir da data em que ficou comprovada a doença por meio de diagnóstico especializado. Tal entendimento, de acordo com os magistrados, encontra ressonância nas cortes superiores. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SC.

Clique aqui para ler o acórdão.
0301233-97.2016.8.24.0019

* Texto atualizado às 16h22 do dia 14/2/2018.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!