Consultor Jurídico

Cooperação internacional

FBI ampliou presença no Brasil em 2014, antes de operação "lava jato" ficar famosa

Retornar ao texto

Comentários de leitores

20 comentários

Trágico

Gil Reis (Advogado Autônomo)

A atuação de agências policiais e de Inteligência em território nacional é um assunto que deve ser debatido com muita seriedade!
Agora comentários eivados de ideologia política são trágicos!
Acusações ao Conjur são risíveis, basta ler os comentários!

...Demorou fbi

Gilberto Serodio Silva (Bacharel - Civil)

1) Chegaram atrasados 16 anos. Teriam ajudado ao MPF-DF apurar superfaturamento de 400% nos contratos sem licitação, com dispensa fraudulenta, favorecendo notória empresa de software, lesando o Brasil em Bilhões de dólares.
A reportagem poderia esclarecer onde foi que o FBI colaborou com os golpistas notórios corruptos do PMDB, comandados por Eduardo Cunha (preso) e Michel Temer no Impeachment da Dilma, Michel Temer confessou em visita ao The Council of America em NYC que Dilma foi deposta por não aceitar o Plano Ponte para o Futuro, revelando o canalha e crápula que é o homenzinho asqueroso. A reprotagem deu uma viajada na Maionese, ficou empolgada com os good guys do Arquivo X da corrupção.
3) Já imaginaram a PF fazendo evento como esse em NYC patrocinado pelos BRICS?
O que está atrapalhando são os Chineses comprando tudo.

Dr. Marcello Xavier, não é tão simples assim

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Se, de um lado, até certo ponto pode-se falar em termos de países assim como "os interesses dos EUA, do Brasil, da China, da Rússia" e isso é sempre variável dependendo do partido que vence as eleições e está no Poder, por outro lado, falar "os americanos" não reflete bem a realidade porque, nesse momento e há muito tempo, o povo americano tem sido tão vítima dos "banqueiros sombrios" quanto qualquer outro povo no mundo. Estão sofrendo ataques na Califórnia, que está sendo devastada. Lá, provocaram incêndios, provocaram o rompimento de uma barragem que destruiu uma cidade, "quebraram" a Economia do Estado, enfim, uma verdadeira devastação de guerra, de guerra híbrida. O BRICS é, na verdade, uma aliança militar que pretende ser mais forte que a OTAN. Quem financiou o "surpreendente" crescimento da China em trinta anos ? Os "banqueiros sombrios". Com que dinheiro ? Com o meu, com o seu, com o dinheiro dos brasileiros e outros povos de outros países, que eles aplicaram e investiram em empresas na China. E, agora, "na mágica", a China sai comprando recursos naturais de outros países. E mantêm rigoroso controle sobre o povo chinês. O Trump é bilionário, mas não quer o genocídio nem a destruição de países. E as coisas não são fáceis para ele, pois nos Estados e municípios há infiltrados dos "banqueiros sombrios" para sabotar políticas patrióticas voltadas ao bem comum. Não é o que querem. Foro de São Paulo (Lula, PT), Fabianismo de Princeton (FHC) e os barões "banqueiros sombrios" têm muita afinidade. A mesma afinidade que o comunismo tem com o feudalismo, tanto na propriedade da terra e seu cultivo quanto e, penso eu, principalmente, em seu ódio à burguesia e aos direitos individuais fundamentais, bem como o patriotismo.

Absurdo!

Marcello Xavier (Advogado Autônomo)

1) É fato que americanos intrometem-se no Brasil desde os anos 40, ou seja, desde a 2ª Guerra;
2) Com os governos petistas estas intromissão diminuiu sim, pela insistência do PT em que Brasil explorasse sozinho as reservas do pré-sal e a também pela atuação do Brasil no BRICS;
3) Para os EUA combater a corrupção no Brasil, mais do que, "caridade" ou "benemerência" foi sim uma tática para enfraquecer grupos políticos antagônicos (PT e aliados) e fortalecer grupos políticos favoráveis a exploração do pré-sal por estrangeiros;
4) A imediata mudança nas regras do pré-sal por Temer confirma o argumento anterior;
5) Não houve uma "limpeza nacional" como alguns citam, mas tão somente condenações pontuais e seletivas no grupo que estava no Poder, logo o pais não está menos corrupto, e, nem está "no caminho certo" como alguns dizem;
5) É chocante a falta de nacionalismo dos conservadores brasileiros, que, assim que podem, vão morar num subúrbio de Miami, preferem ser "americanos" de terceira classe do que defender o Brasil.
6) O correto devia ser os brasileiros combaterem a corrupção sozinhos! Sem interferência estrangeira e mantendo políticas públicas de interesse nacional. Citou-se a colaboração da Suíça com o Brasil. Ora, ora, a Suíça apenas colaborou, já os americanos estão aqui dentro. Absurdo.

FBI, CIA, minha teoria da conspiração favorita

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Minha teoria da conspiração favorita diz respeito ao FBI e à CIA. Corre na internet um material muito persuasivo sobre Elvis Presley, Michael Jackson e George Michael terem sido (ou ainda serem) policiais, agentes do FBI. Há inúmeras "coincidências" nas biografias de Michael Jacksons e Elvis Presley. O lance charmoso da teoria fica por conta de um detalhe : fotos e vídeos em que todos eles aparecem ou com uma "credencial" de policial ou mesmo vestidos com o uniforme da corporação. Dizem que isto é um sinal para que policiais de outros países saibam que eles são policiais. Quem se lembra de Michael Jackson gravando clipe no morro, numa época em que o território era "inexpugnável" para as autoridades constituídas ? E o Spike Lee filmou cada canto do morro ... Mortes suspeitas de Prince, David Bowie, Debbie Reynolds e sua filha, a princesa Leia de Star Wars e, é claro, Whitney Houston e sua filha. Interessante que, muito tempo antes, Britney Spears gravou um clipe em que ela entrava numa banheira, tomava algumas pílulas, adormecia e afogava-se na banheira. A Arte imita a vida. Parece que, em Hollywood, a Arte também imita a morte...

Hello ! Os vilões são "certos banqueiros"

Rejane Guimarães Amarante (Advogado Autônomo - Criminal)

Quem frequenta as redes sociais, especialmente o youtube, toma conhecimento de inúmeras notícias e documentários em vídeo que demonstram claramente que atrás de todas as ideologias e facções criminosas sempre está o mesmo grupo de bilionários (cerca de 50 pessoas) que são donos dos maiores bancos, empresas de petróleo, fertilizantes, laboratórios farmacêuticos e GRANDE MÍDIA TRADICIONAL, incluindo a indústria do entretenimento. Eles financiam guerras, disputas eleitorais, fazem "revoluções culturais", tudo com o propósito de causar desordem social e na Economia dos países para apoderar-se de seu território e recursos naturais e escravizar o povo. Numa segunda etapa, pretendem eliminar o "excedente de humanos" para algo em torno de 500 milhões de pessoas. Em todas as instituições político-administrativa em todos os países, há "infiltrados" esquerdistas e "illuminati". Eles corrompem, matam, ameaçam, provocam doenças, etc. Utilizam armas não convencionais como doenças infecto-contagiosas, armas químicas, envenenamento de água e alimentos, adulteração de medicamentos, etc. Basta o povo não perder o foco, não se envolver em confrontos de "grupos". Temer e Alckmin são de partidos diferentes e "perdoam" dívidas de bancos e grandes empresas e, depois, pedem dinheiro emprestado para bancos. Concedem benefícios fiscais para as mesmas empresas. O dinheiro não tem ideologia, muito menos esses políticos. O povo não pode ser indefeso. Não pode rotular. Tem gente boa e ruim na CIA, no FBI, na Lava Jato, nas FFAA, no Congresso Nacional, etc. Precisa ver o "histórico" da pessoa e o que ela está fazendo agora. Ninguém está acima da Lei. É isso que deve prevalecer. BRICS é financiado pelos bilionários. Trump é uma das "ovelhas negras bilionárias".

A opção preferencial pela desonestidade

JALL (Advogado Autônomo - Comercial)

É inacreditável o que se escreveu aqui. Preferem um país onde a corrupção é pandêmica em que a Petrobrás é a mãe de todas as corruptoras, porque não entraram a fundo na Eletrobrás, a um país livre dessas amarras que nos coloca na vanguarda do retrocesso, perdendo talvez para a Venezuela! Como dizem os franceses, "Chapeau!"

"A Lei será universal!"

Rui Telmo Fontoura Ferreira (Outros)

Prezados Senhores,
Paz e Bem!
01 - É público e notório a globalização em todas as estruturas, diagnosticáveis, a nível de planejamentos e ações efetivas, independentes de: facções políticas, economicas, sociais, culturais, científicas, estratégias militares, etc..:
02 - Portanto, globalização do Direito a nível de abdicar das boas intenções e partir para ações efetivas da aplicabilidade da Lei, veio para ficar, com erros e acertos, afinal, não estávamos acostumados com isso, leia-se os jucás... da vida cotidiana, do velho direito;
03 - "Há pessoas que lastimam que as rosas tenham espinhos; outras se alegram ao ver que os espinhos possuem rosas." (Confúcio)
RT

Putz

Eududu (Advogado Autônomo)

O ju2 (Funcionário público) chegou primeiro, por questão de minutos, e já levantou a hipótese de que o Moro é agente da CIA. Agora não falta mais nada.

O Conjur botando para pensar...

Eududu (Advogado Autônomo)

Desde ontem, quando o conjur publicou essa notícia, eu sabia que era a deixa para que viessem com a estorinha de que o impeachment da Dilma e a lava jato fazem parte de uma conspiração do imperialismo norte americano e tal...

Não deu outra. Despertou os companheiros.

Estou surpreso que até agora ninguém disse ainda que Moro é agente da CIA.

Patético.

Arquivo X

ju2 (Funcionário público)

Pô, eu pensei que o Agente Mulder, digo, Moro, fosse da CIA... Ou ele faz "bico" nos dois?! O Deltan-tan é a "Scully"? E o "Canceroso"? Gilmar fuma?

Antes de ler os comentários...

Felipe Soares de Campos Lopes (Advogado Assalariado - Criminal)

Eu já sabia que ia ter chorão invocando o velho discurso do "imperialismo americano".
Cooperação jurídica internacional virou ingerência da CIA, do FBI e de tutti quanti, como se nunca fosse feito isso alhures. Na verdade o "golpe" foi uma ação arquitetada pelos onipresentes "banqueiros de wall street" em conluio com neocons e warhawks do GOP :D
O enfraquecimento da petrobrás não veio da roubalheira promovida pela esquerda, não. É uma conspiração ianque para a privatização!
Ao senhor AndersonF: não vou citar um caso de atuação do serviço secreto soviético nestas terras. Toma aí um livro pra ler sobre o assunto: https://www.travessa.com.br/1964-o-elo-perdido-o-brasil-nos-arquivos-do-servico-secreto-comunista/artigo/7e53e701-1c57-4e7a-a12a-c204a997f07c

Anti americanismo

Direito Silva (Advogado Autônomo)

Alguns dos comentadores ja sofreram lavagem cerebral do MEC e nem percebem. O nivel dos comentarios aqui explica muito do Brasil.
Preferem a Petrobras sendo dilapidada do que investigada.
Falam de interferencia dos EUA, mas ignoram que o Brasil virou uma colonia chinesa, cada vez mais alinhada a interesses geopoliticos da China e da Russia.

Vamos para o plano chulo

Alair Cavallaro Jr (Outros)

Vou pegar o meu jabá ali e já volto pra fazer um comentário.
Os Adevogados na venezuela devem estar ganhando muito dinheiro hoje.

Um exemplo brilhante de...narrativa indutiva

Luiz Fernando Cabeda (Juiz do Trabalho de 2ª. Instância)

O texto foi escrito como um modelo para exame de estudantes de jornalismo: como fazer uma NARRATIVA INDUTIVA.
Sua leitura quase que leva a uma conclusão inevitável (contudo precipitada): a Lava-Jato seria caudatária dos americanos. Sabe-se que esforço exigiu de autoridades brasileiras.
É de longa data a má vontade do Conjur com a operação famosa. Contudo, os esforços dos seus editoriais têm sido frustrados pela sucessão dos fatos.
Exemplo: o Conjur publicou uma longa entrevista com o advogado Mariz e Barros contra as delações premiadas, conferindo-lhe um vezo de 'denúncia'. Na época, o advogado Mariz defendia um diretor da Camargo Corrêa. Poucos dias após a publicação, o empresário fez sua delação e...desabou o céu da defesa, tanto que o advogado, constrangido, a abandonou.
Assim tem sido.
A Lava-Jato tem sua própria dinâmica. Pela primeira vez ela explorou eficientemente recursos processuais que já estão estabelecidos há muito em outros países.
O texto ora comentado do Conjur, por exemplo, omite a colaboração com a Suiça, que foi absolutamente determinante. Naquele país, como se sabe, desde a época em que ali foi instalada a 'caixa preta' dos recursos nazistas, não havia nenhuma informação sobre depósito e movimentação de contas.
Deve-se ao sociólogo Jean Ziegler, entre outros, a formação de uma consciência nacional para que o país não continuasse a servir ao crime.
Hoje a legislação suiça prevê a colaboração ativa e, de fato, ela existiu - e foi eficiente - no caso da Lava-Jato.
Os EUA já tinham uma legislação mais abrangente, desde que consideram que a execução de qualquer atividade criminosa (ainda que atividade-meio) realizada em seu país atrai a competência dele para sua investigação e julgamento. Por isso José Maria Marin está preso lá.

Interferência Americana

misael jr. (Advogado Assalariado - Civil)

Se de um lado é evidente a interferência americana em questões internas brasileiras (mas isso não é de hoje)... de outro lado nossas fragilidades internas abrem espaço para isso. Resta saber o que é melhor para o Brasil? ... porque virar Venezuela não é uma opção...

Americanos expoliam o brasil a séculos

adv__wgealh (Advogado Autônomo - Ambiental)

Quem tem alguma boa justificativa para que o MEC tenha PROIBIDO o ensino da História local (do município, do Estado até mesmo do Brasil) nas escolas... Para o povo ficar ainda mais burro, sem ofensa ao quadrúpede, mais ignorante... Um dos mais cruéis e miseráveis assaltante_bandido foi um tal de Farcuat (ou algo asssim) que na ânsia insana de roubar os pinheirais do PR_SC promoveu a guerra do Contestado (escondida pelas escolas) onde PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE FOI USADO O AVIÃO COMO ARMA DE GUERRA (capítulo seguinte Santos Dumont se suicida);
Porque será que NENHUMA EMPRESA AMERICANA foi acusada na Lava Jato ou outra operação...
Porque será que a Petrobras vai pagar (em "acordo") um valor muitas vezes maior que o valor atribuido à corrupção, PARA BENEFICIAR O GOVERNO AMERICANO.
I NÓIS... SIFU!!!!!! otra veis...

Onde estão as Olavetes?

AndersonF (Advogado Assalariado - Trabalhista)

Mas onde está a atuação da KGB que as Olavetes tanto pregam? Me cite um atuação da KGB na última década em território brasileiro. Fazem essa lavagem mental, porém se calam com a atuação da CIA, FBI, EUA, em território nacional. E não me venham com esse papo de que lambear a bota do EUA é legal. Com esse comportamento de colonia americana estamos perdendo o petróleo, espaço aéreo, politicas públicas que atendam o interesse da população.

Ação orquestrada

antonio gomes silva (Outro)

Fica cada vez mais claro que o impeachment de Dilma Roussef e a operação Lava Jato foram ações orquestradas juntamente aos EUA, que sempre foram interessados em derrubar governos latino-americanos, principalmente de viés popular, como foi o de Lula. A ligação de parlamentares da oposição ligados ao golpe com os EUA ficou bem nítida quando, após cada etapa que avançava, uma comissão com tais parlamentares viajava àquele país, provavelmente para traçar os novos passos.

Americanos bonzinhos

GAS1966 (Administrador)

Está claro que o alvo da cooperação norte americana é o enfraquecimento da Petrobras para facilitar a sua privatização na baica das almas. Quem não se lembra do furto, em janeiro de 2008, de dados sigilosos da empresa em que continham informações sobre o pré-sal brasileiro?
A partir daí eles foram agindo até chegar nesta situação, inclusive com o golpe parlamentar sobre Dilma Roussef.
Uma das empresas citadas naquela época era a norte-americana Halliburton. Melhor que isto só desenhando.

Comentar

Comentários encerrados em 15/02/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.