Consultor Jurídico

Notícias

Composição de conselhos

Temer nomeia Maria Tereza Uille para o CNJ e Otavio Luiz Rodrigues para o CNMP

Por 

O presidente Michel Temer (MDB) reconduziu a procuradora de Justiça do Paraná Maria Tereza Uille Gomes ao Conselho Nacional de Justiça e nomeou o professor Otavio Luiz Rodrigues Junior ao Conselho Nacional do Ministério Público. Os atos foram publicados na edição desta sexta-feira (28/12) do Diário Oficial da União.

Maria Tereza Uille Gomes ocupa uma cadeira no CNJ desde 2017. Ela já foi secretária de Justiça do Paraná e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. A conselheira concorreu com o advogado Anderson Pomini, ex- secretário de Justiça da prefeitura de São Paulo na gestão de João Dória (PSDB), e indicado pelo PSC.

Indicado para o CNMP pela Câmara dos Deputados, Otavio Luiz Rodrigues Junior é professor da Universidade de São Paulo e já foi conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Também ocupou cargos como assessor de ministro do Supremo Tribunal Federal e advogado-geral da União adjunto.

Também concorreram à vaga o advogado mineiro Sérgio Augusto Santos Rodrigues e o subchefe-adjunto para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da gestão Michel Temer, Erick Bill Vidigal.

A indicação da Câmara para compor os dois conselhos é feita após apresentação de nomes pelos partidos, e a escolha acontece em uma votação secreta. Depois de terem os nomes eleitos pelos deputados, eles são submetidos a sabatina no Senado e análise do Plenário da Casa.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 28 de dezembro de 2018, 11h28

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 05/01/2019.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.