Retrospectiva 2018

Julho teve vaivém de decisões sobre soltura do ex-presidente Lula

Autor

26 de dezembro de 2018, 8h00

O vaivém de decisões envolvendo o ex-presidente Lula no dia 8 de julho gerou repercussões por vários dias. O petista teve sua soltura determinada pelo desembargador Rogério Favreto no plantão judiciário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Segundo ele, a prisão foi decretada sem nenhuma fundamentação, apenas com base na Súmula 122 do TRF-4, sobre execução provisória da pena, sem que exista definição sobre o assunto no Supremo Tribunal Federal. Porém, o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, afirmou que o magistrado não tinha competência para tomar essa decisão e se recusou a cumprir a ordem, mesmo estando de férias.

Favreto insistiu na soltura de Lula. O Ministério Público Federal então pediu a reconsideração da liminar, para que ela fosse apreciada pela 8ª Turma do TRF-4. Mas o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da "lava jato" na corte, decidiu que o ex-presidente não poderia ser solto, pois não houve fato novo que autorizasse sua libertação.

Mais uma vez, Favreto apontou que a ordem deveria ser cumprida. Ele sustentou novamente que sua decisão decorre de fato novo, que é a condição de pré-candidato de Lula. O presidente do TRF-4, desembargador Thompson Flores, deu a palavra final sobre o imbróglio e mandou que o petista continuasse detido. Segundo Flores, Gebran Neto é quem deveria decidir sobre o pedido de Habeas Corpus — requerimento que este magistrado negou no dia 9.

No dia seguinte, a presidente do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz, negou liminar para soltar Lula. Na decisão, ela criticou a postura de Favreto, afirmando que provoca “perplexidade e intolerável insegurança jurídica”, em decisão concedida, na avaliação dela, de forma repentina, “forçando a reabertura de discussão encerrada em instâncias superiores, por meio de insustentável premissa”.

Julho de 2018
2/7 Eike Batista é condenado a 30 anos de prisão por pagar propina a Sérgio Cabral
3/7 Câmara aprova proposta que impede STF de suspender lei por decisão monocrática; Governo sanciona lei que cria o diário eletrônico da OAB
4/7 Corte Interamericana manda Brasil reabrir investigação sobre morte de Herzog
5/7 Ministro do Trabalho é afastado por suspeita de fraude em registros sindicais
9/7 Odebrecht assina acordo de leniência com governo e pagará R$ 2,7 bilhões; TJ-RJ suspende aumento de contribuição previdenciária de servidores estaduais
10/7 Congresso aprova projeto de lei que regulamenta proteção de dados pessoais
11/7 Michel Temer sanciona com vetos lei que cria o Ministério da Segurança PúblicaCongresso aprova MP que define preço mínimo para frete rodoviário
12/7 Câmara do Rio de Janeiro rejeita abertura de impeachment de Crivella
14/7 Cármen suspende resolução da ANS que aumenta coparticipação dos segurados
16/7 Justiça proíbe Crivella de usar Prefeitura do Rio para beneficiar evangélicos
17/7 Juiz condena manifestantes contra gastos na Copa de 2014 por formação de quadrilha
18/7 TRF-4 condena Cláudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha, por conta na Suíça
19/7 Humberto Martins nega pedido para Lula conceder entrevistas de dentro da prisão
23/7 Juíza encerra recuperação judicial com base na "teoria do fato consumado"OAB-DF pede que Justiça Eleitoral pare de usar o WhatsApp para intimar partes e advogados; Juízes devem provar capacidades técnica e psicológica para portar arma, diz Fachin
25/7 Juiz aponta abuso do MP e cancela ida de Sérgio Cabral para solitária; Decreto garante vagas de emprego a presos em empresa com contrato público
30/7 Justiça de São Paulo condena estado por abordagem violenta da Polícia Militar
31/7 Portaria do governo do Rio admite trabalho voluntário de presos para reduzir pena

Restritiva de direitos
Penas restritivas de direitos devem esperar o trânsito em julgado da condenação, decidiu em julho a ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça. Ela usou o entendimento para conceder Habeas Corpus para liberar um réu de prestar serviços comunitários após decisão da segunda instância.

Laurita cassou despacho do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que havia determinado o imediato cumprimento da pena. A corte havia entendido que, se a pena de prisão pode ser executada depois da segunda instância, as restrições de direitos também podem.

Mas, de acordo com a ministra, o Supremo Tribunal Federal apenas liberou a execução imediata de penas restritivas de liberdade, e não de direitos. No último caso, vale o artigo 147 da Lei de Execução Penal. “O dispositivo é claro ao exigir trânsito em julgado para o início do cumprimento da decisão. Além disso, a jurisprudência do STF permite a execução antecipada de pena restritiva de liberdade, mas não amplia o entendimento para sentenças restritivas de direitos”, escreveu.

Pensão para filhos
A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu que pensões destinadas a crianças de relacionamentos diferentes podem ter valores distintos caso uma das mães tenha maior capacidade financeira do que a outra.

A relatora no STJ, ministra Nancy Andrighi, disse que a norma geral pode ser afastada porque “é dever de ambos os cônjuges contribuir para a manutenção dos filhos na proporção de seus recursos”. Também considerou que, se comprovado que as necessidades essenciais são diferentes, não há violação ao princípio da igualdade.

Spacca
Entrevista do mês
O criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, que neste ano completou cinco décadas de atuação no escritório Mariz de Oliveira, afirmou que a máxima jurídica de que "todos são inocentes até que se prove o contrário" não vale mais para o brasileiro.

Em entrevista à ConJur em julho, ele disse que o cenário atual da sociedade é de busca pela culpa. Apontar o dedo pode ter se tornado um novo esporte para o cidadão, exceto quando a culpa envolve o próprio indivíduo ou alguém do seu convívio. Amigos, parentes e colegas têm o benefício do perdão, mas aquele distante deve ser punido o mais rápido possível pelo Estado, afirma.

Leia outras entrevistas:
*Victor Gabriel Rodríguez,
professor de Direito Penal (USP): "Diante da briga de instituições em torno da delação, controle deve ser do Judiciário"
*Arnaldo Godoy, livre-docente em Teoria Geral do Estado: "É preciso adaptar arranjos institucionais importados de outros sistemas políticos"
*Igor Tamasauskas, advogado: "Acordos de leniência são importantes para Brasil encontrar caminho da transição"
*Pedro Diaz Peralta, professor da Universidade de Madrid: "Patentes de seres vivos são um dilema para o Direito impensável há 50 anos"
*Gustavo Justino, professor da USP e árbitro: "Arbitragem com contratos públicos exigirá publicidade e análise de impacto"

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!