Retrospectiva 2018

Em junho, Supremo proibiu conduções coercitivas para interrogatórios

Autor

25 de dezembro de 2018, 8h00

Um placar apertado, de 6 votos a 5, definiu que é inconstitucional a condução coercitiva para interrogatórios. O Supremo Tribunal Federal declarou, em junho, que o artigo 260 do Código de Processo Penal, que permite a prática, não foi recepcionado pela Constituição por violar o direito dos cidadãos de não produzir provas contra si mesmos.

O dispositivo está na redação original do CPP, de 1941, mas a medida só se tornou frequente a partir de 2014, com a operação “lava jato”. Desde então, foram 227 conduções coercitivas, segundo o voto do relator, ministro Gilmar Mendes.

A decisão não anula depoimentos já colhidos anteriormente por meio desse instrumento. O entendimento majoritário da corte foi elogiado por criminalistas, que consideraram que o fim da condução coercitiva resgata garantias constitucionais.

Junho de 2018
4/6 Governo pede que HC a mães presas seja executado "de forma compulsória"Receita regulamenta parcelamento para optantes pelo Simples Nacional; TJ-SP inaugura unidade para sentenciar processos parados no estado
5/6 STJ diz que apreender passaporte para sanar dívidas fere direito de locomoção
6/6 Supremo declara constitucional alíquota maior de Cofins para bancosSupremo suspende voto impresso nas eleições de 2018Ministro João Otávio de Noronha é eleito presidente do STJCâmara aprova isenção de custas para advogados em execução de honorários
7/6 TSE usa conceito de fake news para mandar Facebook retirar postagens do ar
12/6 Supremo restringe foro especial também para ministros de EstadoLei garante sustentação oral para pedido de liminar em mandado de segurançaAgripino Maia vira réu no Supremo acusado de corrupção e lavagem de dinheiro
13/6 Instrução normativa da Receita Federal regulamenta a compensação tributária
14/6 CNJ cria "manual" para juízes usarem redes sociais
18/6 Tabelamento de frete gera prejuízos e pode criar cartel, diz Cade ao Supremo
19/6 STJ garante direito de visita a animal de estimação após separaçãoDecreto atualiza valores das modalidades de licitação
20/6 Corte Especial do STJ restringe prerrogativa de foro de governadoresMinistra Rosa Weber é eleita presidente do TSE; Barroso será o vice
21/6 TST regulamenta aplicação da reforma trabalhista; STF declara inconstitucional proibição de sátiras durante eleições
25/6 Governo proíbe que órgãos federais exijam documentos de cidadãos cadastrados
26/6 José Dirceu consegue liminar no Supremo para ficar em liberdadeCartórios não podem registrar união poliafetiva, decide CNJ
27/6 Lewandowski proíbe governo de privatizar estatais sem autorização do Congresso
29/6 CNJ regulamenta alterações de nome e sexo no registro civil de pessoas transexuais

Pirâmide do sistema de Justiça
O Supremo Tribunal Federal tomou duas decisões durante o mês de junho com forte potencial de reequilibrar a pirâmide da hierarquia do sistema de Justiça, com o Ministério Público em seu devido lugar, de órgão acusador. A corte reconheceu que delegados de polícia podem negociar acordos de delação premiada, pondo fim a uma disputa corporativa da Procuradoria-Geral da República contra a Polícia Federal.

Dorivan Marinho/SCO/STF
Supremo começa a devolver magistratura ao topo da hierarquia do sistema de Justiça

A 2ª Turma, ao absolver a senadora Gleisi Hoffmann (PT) por falta de provas, declarou que acusações feitas em delações premiadas são insuficientes para basear condenações. O ministro Dias Toffoli disse que documentos elaborados unilateralmente pelos próprios delatores não representam provas idôneas para corroborar os fatos apontados. Assim, o voto vencedor descartou como prova uma anotação em agenda do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

O ministro Gilmar Mendes afirmou que os elementos apresentados pela PGR eram “raquíticos”, enquanto o relator, ministro Luiz Edson Fachin, concluiu que a agenda, por exemplo, foi apreendida antes de firmada a colaboração de Costa. Por 3 votos a 2, o colegiado absolveu a presidente do PT; o marido dela, ex-ministro Paulo Bernardo, e o empresário Ernesto Kugler.

SUS da Segurança
O presidente Michel Temer (MDB) sancionou em junho a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O objetivo da Lei 13.675/2018 é integrar os órgãos de segurança pública, como as polícias federal e estaduais, as secretarias de segurança e as guardas municipais. O texto obriga a União a repassar recursos aos demais entes federativos em troca de metas de redução da criminalidade e produção de base de dados sobre segurança, sistema prisional e drogas.

A nova lei também estabelece a implantação de uma unidade de registro de ocorrência policial e atribui ao Ministério da Segurança Pública o papel de coordenar o sistema e fixar, anualmente, metas de desempenho.

Reforma trabalhista
Às vésperas de iniciar o recesso forense de julho, o Supremo concedeu a primeira vitória da reforma trabalhista ao reconhecer o fim da contribuição sindical obrigatória. Por 6 votos a 3, venceu voto do ministro Luiz Fux, para quem “não é possível tomar capital para financiar sindicato sem o consentimento do empregado”.

Ele reconheceu que mesmo leis ordinárias podem tratar sobre a contribuição sindical, pois nenhum comando na Constituição fixa a compulsoriedade da cobrança. O relator da ação, ministro Luiz Edson Fachin, ficou vencido ao votar pela obrigatoriedade do repasse.

Fachin sustentou que a Constituição de 1988 foi precursora no reconhecimento de direitos nas relações entre capital e trabalho, com um tripé que inclui a obrigatoriedade do imposto para custear o movimento sindical.

Spacca
Entrevista do mês
Em conversa com a ConJur em junho, o advogado Antônio Amaral Maia, sócio de uma empresa que oferece serviço jurídico e novas tecnologias, defendeu a liberdade de contratação entre advogado e cliente e criticou o papel que a Ordem dos Advogados do Brasil faz como reguladora.

“Sempre se teve uma vergonha de tratar o direito como negócio, na profissão. Mas o Direito é um negócio, tem dinheiro envolvido, prestação de serviço.” Para Maia, tabelar honorários equivale a orquestrar preço.

Leia outras entrevistas:
*Davi Depiné Filho, defensor público-geral de São Paulo: "Advocacia hoje vê Defensoria como parceira da defesa de direitos"
*Otavio Luiz Rodrigues, coordenador de Direito da Capes: "Pós-graduação em Direito deve ter regras transparentes, estáveis e previsíveis"
*Rita Cortez, presidente do IAB e advogada trabalhista: "Advogadas conquistaram direitos, mas estão longe da igualdade com homens"
*Fernando Mendes, juiz federal e presidente da Ajufe: "Insegurança jurídica tem tornado a magistratura uma carreira pouco atrativa"

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!