Novos integrantes

UFRJ e UFAM ingressam na Rede de Direito Civil Contemporâneo

Autor

13 de dezembro de 2018, 7h56

A Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) são as novas integrantes da Rede de Direito Civil Contemporâneo, um consórcio de universidades, institutos e grupos de pesquisa dedicado aos estudos de Direito Privado sob a perspectiva internacional e comparativa.

A Ufam foi fundada em 1909 e é a mais antiga instituição de ensino do Amazonas. Este ano, foi autorizada pela Capes a oferecer cursos de mestrado. A coordenação local da Rede na universidade ficará a cargo do professor adjunto Juliano Ralo Monteiro.

A UFRJ também é uma escola tradicional de Direito. Fundada em 1891, de seus bancos saíram 27 ministros do Supremo Tribunal Federal, entre eles Victor Nunes Leal, Nelson Hungria e Octavio Kelly. A coordenação local da Rede na UFRJ ficará com o professor Guilherme Martins.

Até o momento, a rede é composta exclusivamente por universidades públicas. Dentre suas atuações, encontram-se a edição da coluna Direito Civil Atualpublicada às segundas-feiras na ConJur, e da Revista de Direito Civil Contemporâneo, publicada pela Thomson Reuters, com estrato Qualis A2.

A Rede tem um caráter internacional e já conta com as três principais universidades portuguesas (Coimbra, Lisboa e Porto), além da Universidade de Girona (Espanha), da Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha) e Universidade de Roma II (Tor Vergata) (Itália).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!