50 anos

AI-5, o ato que derrubou o Estado de Direito e suspendeu o sistema de Justiça

Autor

13 de dezembro de 2018, 18h56

Pelo rádio, na noite de 13 de dezembro de 1968, os brasileiros tiveram conhecimento, pela voz do locutor Alberto Curi, que entraria em vigor o período mais duro da ditadura. O então ministro da Justiça, Luís Antônio Gama e Silva, o Gaminha, foi o responsável por avisar ao Brasil o que estava em jogo com a entrada em vigor do Ato Institucional nº 5, do qual foi o redator.

O famigerado AI-5 foi o responsável pelo fim do Estado de Direito no Brasil e inaugurou o período mais duro da ditadura militar que iniciara quatro anos e meio antes e duraria por mais 17, até 1985. Nesta quinta-feira (13/12), o AI-5 completa 50 anos.

Foi por meio dele que se institucionalizou a censura, o presidente da República ganhou poderes para cassar mandatos de parlamentares, foram suspensos direitos políticos e, talvez sua faceta mais sensível, foi proibida a concessão de Habeas Corpus a acusados de crime contra a segurança nacional, transferindo à Justiça Militar a competência para julgar crimes políticos. Foi, portanto, a institucionalização da ditadura, até então autoproclamada uma tomada de poder necessária para que o país não caísse nas mãos de comunistas.

Com 12 artigos, o ato institucional aprofundou os poderes do presidente da República, tornando-o superior aos demais poderes. O AI-5 permitiu cassações políticas, estabelecendo que o presidente da República, sem as limitações previstas na Constituição, poderia suspender os direitos políticos de qualquer cidadão pelo prazo de dez anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais, por exemplo.

Era, na visão de especialistas ouvidos pela ConJur, um conjunto de normas discricionárias que o regime viu necessidade de implementar em um ano com fortes manifestações contrárias, especialmente de estudantes, em uma medida oficial para dotá-las de valor legal e enquadrá-las num suposto arcabouço jurídico.

“O AI-5 pôs abaixo o Estado de Direito. Instituiu o regime de exceção. Era a negativa de todos os direitos. Ele foi a derrubada, a demolição de toda a estrutura da Justiça”, afirma o ex-secretário de Direitos Humanos Paulo Sérgio Pinheiro, que foi membro da Comissão Nacional da Verdade responsável por investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 no Brasil por agentes do Estado.

Cinquenta anos depois, é consenso entre estudiosos que o AI-5 foi um marco. Ele deu nome, por exemplo, ao segundo volume da série sobre a ditadura militar no Brasil, escrito pelo jornalista Elio Gaspari: A Ditadura Escancarada. O ato também suspendia as garantias constitucionais ou legais de vitaliciedade, inamovibilidade e estabilidade. 

A suspensão do Habeas Corpus, outra previsão do ato, foi um dos elementos que deu plenitude à ditadura. Perseguidos políticos e advogados que enfrentavam o regime usavam do instituto como forma de resistência.

“O HC é uma criação do direito jurisprudencial inglês, mas que foi sempre associado às liberdades individuais. É o último recurso contra o arbítrio. Suspendê-lo foi uma das maiores arbitrariedades contra o direito do cidadão recorrer contra o Estado”, afirma o professor da Faculdade de Direito da UnB e coordenador da Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da mesma instituição, Cristiano Paixão.

Paulo Sérgio Pinheiro também ressalta que foi a partir daquele momento,que se fortaleceu a luta armada entre militantes de esquerda. “A legislação do AI-5 corresponde a uma prática de exceção por parte das Forças Armadas, que se tornam um aparelho de repressão. Isso torna muito difícil a resistência da oposição por via institucional, por meio do Judiciário como tentativa de garantia de direitos. Acabou ali a independência do Judiciário”, pontuou o ex-ministro.

Para além disso, as ações do presidente da República não eram mais passíveis de recurso legal. O AI-5 excluía de apreciação judicial todos os atos alcançados por ele e por seus atos complementares, bem como os respectivos efeitos.

“O país não tivera, em toda a sua vida republicana, um conjunto de medidas que concentrasse tanto poder discricionário nas mãos de um chefe de Estado”, diz o relatório da CNV sobre o AI-5. Logo na sequência os outros poderes foram atacados com base no ato.

O Congresso sofreu o imediato expurgo de parlamentares. Houve dezenas de cassações na Câmara baseadas no AI-5. Começando com Márcio Moreira Alves e Hermano Alves, 51 deputados do MDB e 37 da Arena foram privados de seus mandatos. No Senado, houve a acusação de oito senadores. Assembleias estaduais foram fechadas, como as do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O Judiciário não tardou a ser atingido. Em janeiro de 1969, três ministros do Supremo Tribunal Federal, Victor Nunes Leal, Hermes Lima e Evandro Lins e Silva, foram aposentados compulsoriamente. Os ministros Antonio Gonçalves de Oliveira, então presidente do STF, e Lavayette de Andrada se demitiram em solidariedade. E o governo militar aproveitou para reduzir a quantidade de cadeiras no Supremo de 16 para 11, ampliando seu domínio sobre o tribunal: apenas o ministro Luís Gallotti, o decano, não era indicado pelos militares.

Cristiano Paixão ressalta que, no período, o Supremo não teve uma postura totalmente submissa, mas também não resistiu ao regime. “Vale destaque a postura de muitos advogados que desafiaram o regime, se arriscaram na defesa de perseguidos políticos e da resistência”, disse, citando Sigmaringa Seixas, Modesto da Silveira, Sobral Pinto e Wilson Mirza como alguns deles. Eles permitiram, inclusive, a construção da memória pós-redemocratização ao copiar processos do Superior Tribunal Militar, por exemplo.

Regime de exceção
Da perspectiva do Direito, Paixão afirma que o Brasil teve uma peculiaridade. “Os atos institucionais foram usados em todo o regime para regular exceções, como medidas que não eram passíveis de contenção por parte do Congresso. Ao mesmo tempo, no entanto, eram combinados com medidas da institucionalidade, para convalidá-los”, explica.

O AI-5, por exemplo, fechou o Congresso Nacional — que permaneceu fechado até outubro do ano seguinte, para reabrir com a tarefa de produzir a Constituição do regime, adotando, por exemplo, a pena de morte.

A junta militar que assumiu o poder depois que Costa e Silva teve um AVC editou a emenda constitucional n° 1 de 1969, que validou o AI-5 e deu vigência de 10 anos a ele. “Há uma circularidade entre eles, para que ambos sejam instrumentos do arbítrio, de regulação da exceção”, comenta Paixão.

O AI-5 só foi extinto em 13 de outubro de 1978. A emenda entrou em vigor apenas em 1° de janeiro de 1979, como parte da chamada política de abertura. Foram mais de 11 anos de suspensão de direitos democráticos, sob a rubrica de um Estado de exceção.

No entendimento de Arnaldo Godoy, livre-docente em Teoria Geral do Estado pela USP e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia (Estados Unidos) e no Instituto Max-Planck de História do Direito Europeu (Alemanha), o estado de exceção identifica um período de anormalidade constitucional.

“É um período que se pretende recorrentemente regrar, limitar e nomear, com objetivos de normalização, em termos constitucionais e, no limite, também com balizas legais e regulamentares. Essa anormalidade na conjuntura de uma pretensa normalidade é a característica mais marcante do estado de exceção, que consiste também em permanente problema para a teoria do direito público”, avalia.

O Ato Institucional nº 5 invocava a perturbação da ordem como necessidade de adoção de medidas para que fossem frustrados “os ideais superiores da Revolução, preservando a ordem, a segurança, a tranquilidade, o desenvolvimento econômico e cultural e a harmonia política e social do País comprometidos por processos subversivos e de guerra revolucionária”.

“Trata-se de argumento típico e recorrente nessas situações: suspende-se a ordem democrática, em nome da liberdade e da tranquilidade, justificando-se a medida como necessária e imperativa para a manutenção da liberdade, da tranquilidade e dos valores da democracia, não obstante então violada e suprimida. O Brasil viveu em seguida um tempo de extrema violência institucional”, disse Godoy.

No mesmo ano dos 50 anos do AI-5, a Constituição Federal fez 30 anos em outubro. Ela é, de acordo com Cristiano Paixão, uma grande reação àquele ato. “Ela rompeu com o regime, reconhecendo que eram medidas de exceção que vigoraram. O artigo 8° dá o direito de reparação a quem sofreu atos de exceção, negativa de direitos. É uma data para lembrar que a Constituição deve ser respeitada inclusive em situações em que possa incomodar. Ela está aí para representar limites a pretensões abusivas de poder.”

Leia aqui o Ato Institucional n° 5.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!