Consultor Jurídico

Notícias

"Dinheiro de lobby"

Ciro Gomes vira réu por calúnia e difamação contra João Doria

Por 

A juíza Simone de Faria Ferraz, da 16ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, aceitou, nesta quarta-feira (12/12), aceitou denúncia por calúnia e difamação contra Ciro Gomes (PDT), candidato a presidente em 2018, feita pelo governador eleito de São Paulo João Doria (PSDB).

Ciro Gomes, presidenciável derrotado em outubro, é acusado de calúnia por Dória. 
André Carvalho/CNI

Representado pelo advogado Fernando José da Costa, Doria diz que foi ofendido por declarações de Ciro feitas durante palestra na Uerj em maio de 2017. O ex-presidenciável disse que o dinheiro de Doria tem origem em lobby, tráfico de influência. Ciro também disse que o próximo governador de SP era presidente da Embratur, mas "foi corrido de lá por corrupção". Na época, Doria era prefeito de São Paulo e queria ser candidato a presidente da República.

"Tais afirmações são comprovadamente falsas, pois não há qualquer condenação e, tampouco, investigação ou processo criminal em nome do querelante acerca destes supostos ou, melhor dizendo, imaginários fatos. Aliás, não há qualquer condenação penal ou investigação, que seja, em desfavor do querelante! Aqui, sem sombra de dúvidas, estamos falando de um trabalhador honesto", diz a petição inicial da ação. 

Ao acolher a denúncia, a juíza determinou que Ciro Gomes responda à acusação por escrito no prazo de 10 dias.

Clique aqui para ler a decisão.
Clique aqui para ler a petição da queixa-crime.
Processo 0224498-81.2017.8.19.0001

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 12 de dezembro de 2018, 20h20

Comentários de leitores

1 comentário

Quem muito cospe pra cima...

S.Bernardelli (Funcionário público)

QUEM MUITO COSPE PRA CIMA UMA HORA ACABA CAINDO NA PRÓPRIA CARA. Ciro: “Não tenho processo, Não tenho meu nome na justiça” e menosprezava os outros com sua fala, uma hora a mesma desgraça bateria em sua porta.. (NO FINAL DA PETIÇÃO HOUVE CERTO EXAGERO DO ADVOGADO DE DÓRIA, MAS FAZ PARTE)

Comentários encerrados em 20/12/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.