Rapidez e eficiência

Advogados do Rio querem que TJ crie varas especializadas em Direito Imobiliário

Autor

11 de dezembro de 2018, 17h15

Advogados do Rio de Janeiro pedirão ao Tribunal de Justiça que crie varas especializadas em Direito Imobiliário. O objetivo é tornar os processos da área mais céleres e melhorar as decisões.

O advogado Arnon Velmovitsky, sócio do Velmovitsky Advogados Associados, afirma que diversas entidades apoiam a medida. Entre elas, as comissões de Direito Imobiliário da seccional do Rio da OAB e do Instituto dos Advogados Brasileiros, a Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami) e o Secovi Rio, que representa as imobiliárias do estado. 

De acordo com levantamento coordenado por Velmovitsky, 21% das ações na Justiça do Rio tratam de Direito Imobiliário. A diversidade de leis sobre o assunto torna necessária a existência de varas especializadas, argumenta o advogado. Com conhecimento aprofundado do assunto, juízes profeririam decisões mais bem fundamentadas, diminuindo o índice de reversão em instâncias superiores, acredita.

Velmovitsky, que criou as comissões de Direito Imobiliário da OAB do Rio e do IAB, também sustenta que juízes especializados seriam mais rápidos.

A ideia dos advogados é que cinco das 52 varas cíveis do Rio sejam exclusivamente dedicadas a assuntos imobiliários. Isso para não criar gastos com a criação das varas. 

Arnon Velmovitsky diz que o grupo irá procurar o presidente eleito do TJ-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, assim que ele assumir o cargo, em fevereiro de 2019. A medida precisa ser aprovada pelo Órgão Especial da corte. Se isso ocorrer, o projeto é enviado para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para conversão em lei.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!