Consultor Jurídico

Notícias

Rapidez e eficiência

Advogados do Rio querem que TJ crie varas especializadas em Direito Imobiliário

Por 

Advogados do Rio de Janeiro pedirão ao Tribunal de Justiça que crie varas especializadas em Direito Imobiliário. O objetivo é tornar os processos da área mais céleres e melhorar as decisões.

O advogado Arnon Velmovitsky, sócio do Velmovitsky Advogados Associados, afirma que diversas entidades apoiam a medida. Entre elas, as comissões de Direito Imobiliário da seccional do Rio da OAB e do Instituto dos Advogados Brasileiros, a Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (Abami) e o Secovi Rio, que representa as imobiliárias do estado. 

De acordo com levantamento coordenado por Velmovitsky, 21% das ações na Justiça do Rio tratam de Direito Imobiliário. A diversidade de leis sobre o assunto torna necessária a existência de varas especializadas, argumenta o advogado. Com conhecimento aprofundado do assunto, juízes profeririam decisões mais bem fundamentadas, diminuindo o índice de reversão em instâncias superiores, acredita.

Velmovitsky, que criou as comissões de Direito Imobiliário da OAB do Rio e do IAB, também sustenta que juízes especializados seriam mais rápidos.

A ideia dos advogados é que cinco das 52 varas cíveis do Rio sejam exclusivamente dedicadas a assuntos imobiliários. Isso para não criar gastos com a criação das varas. 

Arnon Velmovitsky diz que o grupo irá procurar o presidente eleito do TJ-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, assim que ele assumir o cargo, em fevereiro de 2019. A medida precisa ser aprovada pelo Órgão Especial da corte. Se isso ocorrer, o projeto é enviado para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, para conversão em lei.

 é correspondente da revista Consultor Jurídico no Rio de Janeiro.

Revista Consultor Jurídico, 11 de dezembro de 2018, 18h15

Comentários de leitores

2 comentários

Especializadas

6345 (Advogado Autônomo)

Encomenda dos empresários do ramo imobiliário, das construtoras? A OAB deve atender a todos e não a grupos!

Varas especializadas

O IDEÓLOGO (Outros)

Em São Paulo criaram as Varas Empresariais. No Rio, agora, além das Varas Empresariais, as Varas Imobiliárias. Daqui há pouco, Varas especializadas em Indenização, Servidores Públicos, Furto, Roubo e de Crimes contra o Patrimônio Público.

Comentários encerrados em 19/12/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.