Consultor Jurídico

Notícias

Direito de defesa

Advogado pode responder por calúnia cometida na defesa de cliente, decide TRF-4

Comentários de leitores

6 comentários

Doutor carlos (advogado sócio de escritório)

O IDEÓLOGO (Outros)

Assista ao filme "Roman J. Israel, Esquire", com Denzel Washington e verifique a admoestação que o Juiz norte-americano de forma autoritária, dá ao advogado.
O nobre Doutor verificará como é o sistema legal em um país sério.
Existem Juízes autoritários? Sim, não serei maniqueísta. Mas com aqueles com os quais trabalhei, noventa e oito por cento, procuraram ser justos.
O Juiz está limitado pela lei. O advogado, pelo Estatuto, pode advogar "contra legem". Verdadeira contradição, pois a lei autoriza ao advogado atuar contra a própria ordem jurídica. O pior é que isso vem sendo ampliado de forma desmedida.

O IDEÓLOGO (Outros)

Carlos (Advogado Sócio de Escritório)

O IDEÓLOGO (Outros)
.
Concordo que as vezes alguns advogados extrapolam. Mas esta cada dia mais difícil advogar com tantos magistrados despreparados e prepotentes. Tenha certeza que, diversamente das Corregedorias locais dos tribunais, a OAB não costuma arquivar representações como o faz rotineiramente (a regra é esta. Estou mentindo?), ao menos, por ex., a Corregedoria do TJSP.
.
E o que fazer qdo a independência dos magistrados que, diversamente do pensam alguns, NÃO É ABSOLUTA, transforma-se em descumprimento acintoso de leis em prejuízo do advogado e de seu cliente. Posso contar inúmeras aberrações e ilegalidades -------------------- (descumprir as leis não é sinônimo de interpretar as leis. Há casos que o magistrado tem que cumprir os estritos termos das leis e não o fazem. Acham que o Judiciário é a casa dele. Que Estado Democrático de Direito só vale qdo ele estudou para o concurso da magis. Repito, faz-se mais que necessário que tenha avaliação SÉRIA, psicológica e psiquiátrica totalmente independente de 3 em 3 anos com todos os magistrados. Quem não deve, não teme) --------------------- praticadas por magistrados do TJSP. Quem resolve este grave problema "Ideólogo"?.
.
Para o senhor ter uma ideia, tenho que enviar à Corregedoria Nacional de Justiça, representação contra aos menos 4 magistrados do TJSP, por descumprimento de lei. Infringência do art. 35, inciso I, da LOMAN, dentre outros dispositivos legais que determinam OBRIGAÇÕES aos magistrados. Verdade, há deveres aos magistrados. Não estão livre leve e soltos como querem muitos.

Retruque

Paladino Celeste (Oficial de Justiça)

Tem que cuidar!!! Alguns juízes não aceitam ser retrucados.

Excelente visão da advocacia

O IDEÓLOGO (Outros)

ADVOGADO CONTRARIADO NÃO COMETE CRIME AO DIZER QUE JUÍZA INTEGRA "ESQUEMA"
REVISTA ELETRÔNICA CONJUR, 06 DE OUTUBRO DE 2014,
Ofensa sim - Quinto constitucional
T Junior - Praetor (Administrador)
6 de outubro de 2014, 12h13
Bom dia. Como não considerar que uma insinuação, para dizer o mínimo, de que a juíza faz parte de um ESQUEMA não seja caluniosa? A única explicação é devida ao fato da ministra relatora ser ORIUNDA DO QUINTO CONSTITUCIONAL, não tendo sido magistrada de primeiro grau e, por isso, não ter sido ofendida no dia a dia por advogados e partes. No meu entender claro que houve indício suficiente de crime a permitir a abertura de uma ação penal. Mas a OAB tem um lobby muito forte nos tribunais superiores. Quem garantirá o respeito e a independência dos magistrados se a própia JUSTIÇA lhes vira as costas".

Aviso aos navegantes

José R (Advogado Autônomo)

Aos advogados fica a implícita advertência: jamais subscrevam qualquer pedido de providências correicionais, penais ou administrativas em nome de clientes, vítimas, contra ilegalidades praticadas por juiz, até mesmo contra o corrupto (e não se está a afirmar que seja aqui o caso).
Podem tomar dolorida ação penal no lombo...
A casta é intocável e se protege ferozmente.
A providência é tida como criminosa insolência. Viva a indefectível Justiça meridional!

Advogada

O IDEÓLOGO (Outros)

Se fosse nos USA, pegava uma pena perpétua.

Comentar

Comentários encerrados em 15/12/2018.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.